Operação resgata 35 trabalhadores em situação análoga à escravidão no ES
Grupo veio da Bahia e vivia em condições precárias
Escute essa reportagem
Um grupo de 35 trabalhadores, vindos da Bahia, foram resgatados em situação análoga à escravidão em uma fazenda no município de Pancas, no Noroeste do Estado. A ação aconteceu na manhã de sexta-feira (03), durante uma operação do Ministério do trabalho e Emprego.
Segundo reportagem do Tribuna Notícias, o grupo – formado por homens, mulheres e até menores de 18 anos – veio para o Espírito Santo para trabalhar na colheita de café. Porém, os empregados viviam em situação precária, em meio à sujeira, e precisavam pagar para comer e para se deslocar para o cafezal, não recebendo direitos trabalhistas.
A reportagem mostrou como dormiam os trabalhadores, em cotonetes espalhados pelos dormitórios. No local também eram feitas as refeições, em uma cozinha improvisada.
Para utilizar o transporte e se deslocar até onde colhiam o café, os trabalhadores ainda tinham um valor descontado do salário. Em caso de doença, o valor para custear remédios e atendimento médico também deveria partir dos trabalhadores.
O Ministério do Trabalho e Emprego determinou que o empregador terá que fazer o pagamento dos direitos rescisórios, no valor de R$ 169 mil, além de pagar a passagem para os trabalhadores voltarem a seu estado de origem.
Os trabalhadores resgatados foram levados a um hotel em São Domingos do Norte, município vizinho de Pancas, onde devem aguardar o pagamento dos valores.
Comentários