Mais de meia tonelada de fios de cobre são apreendidos em ferros-velhos na Serra
Ação policial aconteceu em seis bairros no município
Escute essa reportagem
Mais de 600 kg de cabos metálicos de origem ilícita foram apreendidos em seis bairros do município da Serra, durante uma ação policial da Operação "Tarega", que cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em ferros-velhos. Os locais são suspeitos de estarem comprando esses fios de cobre furtados.
Durante a ação, seis donos de ferros-velhos foram detidos, já que segundo o delegado Josafá Silva, é possível perceber que o material é de procedência duvidosa. Os locais seguem em funcionamento, mas foram autuados e serão investigados.
O material, segundo a polícia, é oriundo de furtos praticados principalmente por dependentes químicos em situação de rua. No entanto, a polícia também investiga um outro perfil criminoso. Existe a suspeita de que profissionais da área de instalação de cabos se aproveitem do conhecimento que possuem para furtar o material.
"O grande furto é um comércio lucrativo. São feitos por pessoas especializadas, que sabem o local onde aquele cabo metálico está sendo desativado, geralmente são ex-funcionários ou funcionários de prestadoras de serviço terceirizadas dessas operadores de internet, de telefonia e de tv a cabo", explicou Josafá Silva.
O delegado destacou ainda que o furtos de fiação elétrica causa prejuízos a empresas e à população, que é surpreendida com a falha nos serviços de telefonia e internet.
Veja vídeos da operação, divulgados pela polícia:
Comentários