Força-tarefa mira facção criminosa que aterroriza bairros de Cariacica
Foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e outros cinco de busca e apreensão no Espírito Santo e em Minas Gerais
Escute essa reportagem
Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) do Espírito Santo deflagrou a Operação Lei e Ordem, na manhã desta terça-feira (28), contra integrantes de uma facção criminosa que atua em bairros de Cariacica. As investigações apontam que o grupo promove festas e ostenta armas em ruas, causando medo nos moradores.
Quatro homens, de 35, 25, 23 e 21 anos, foram presos por conta de mandados de prisão temporária e outros cinco de busca e apreensão foram cumpridos pela polícia. As ordens judiciais foram cumpridas no Espírito Santo e em Minas Gerais.
Segundo a Polícia Federal, uma das forças de segurança que fazem parte da Ficco-ES, a facção criminosa atua em bairros como Porto de Santana, Porto Novo e na localidade conhecida como Morro do Quiabo.
"As investigações revelaram a existência de uma organização criminosa fortemente armada, que tenta exercer o controle sobre espaços públicos na região, operando no tráfico de drogas e armas. ousadia dos investigados chamou a atenção dos órgãos de segurança pública, evidenciando-se tentativas de subjugar o poder do Estado através do porte ostensivo de armas e drogas em locais públicos", explica a corporação.
Um dos locais onde essas exibição do poder bélico era realizada eram nas festas promovidas pela facção criminosa no Morro do Quiabo, segundo a Polícia Federal. Um vídeo obtido pela corporação mostra disparos de arma de fogo sendo efetuados para o alto por um suspeito durante a festa em meio a vários frequentadores.
Com o objetivo de quebrar a estrutura da facção, a força-tarefa mapeou as lideranças do grupo criminoso que ainda estavam em liberdade e realizou diligências para comprovar a importância deles para a organização, além da participação deles no tráfico.
Um dos alvos da operação já estava preso em uma penitenciária do Rio de Janeiro e foi informado do novo pedido de prisão. Outro investigado foi preso em Pouso Alegre, em Minas Gerais.
A Ficco-ES é composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública, Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra e Viana.
Comentários