Federal mira quadrilha que aliciava "mulas" para trazer cocaína para o ES
Investigações revelaram o pagamento de R$ 3 mil para o transporte da droga
Escute essa reportagem
A Polícia Federal deflagrou uma operação, nesta quinta-feira (1º), para prender suspeitos de formar uma quadrilha que atua no tráfico de drogas interestadual. De acordo com as investigações, o grupo era responsável por aliciar "mulas humanas' para buscar cocaína em estados de fronteira do País e transportá-la até o Espírito Santo de forma escondida pelo corpo.
Segundo a PF, a operação batizada como "Mulus" cumpre dois mandados de prisão temporária no Espírito Santo e outros cinco de busca e apreensão. Além disso, uma sexta ordem judicial de busca e apreensão é cumprida em Mato Grosso.
As investigações revelaram que os líderes do grupo eram os responsáveis por aliciar as pessoas que transportariam a droga. As "mulas" – termo que se refere a essas pessoas que transportam a droga em seus corpos – recebiam cerca de R$ 3 mil por cada empreitada criminosa.
As investigações começaram em junho de 2023, após a Polícia Federal prender em flagrante dois suspeitos vindos de Cuiabá (MT), com 14 kg de cocaína presos às pernas com fitas adesivas. A estimativa é de que no período de um ano o grupo tenha movimentado cerca de 100 kg da droga.
Durante a operação, foram apreendidos celulares que vão ser periciados pela corporação.
As investigações continuam, e os envolvidos poderão responder por tráfico e associação para o tráfico de drogas.
Comentários