Polícia Civil e EDP flagram furto de energia elétrica em Vila Pavão e Rio Bananal
Nos locais inspecionados foram encontrados medidores não cadastrados pela distribuidora, impedindo o registro de consumo
Escute essa reportagem
A Polícia Civil e técnicos da EDP realizaram inspeções em um secador de café e irrigante no bairro Córrego Socorro, em Vila Pavão, e em uma fábrica de tubos e acessórios de material plástico para irrigação, em Rio Bananal. Nos dois locais, foram encontrados medidores de energia que não estavam cadastrados no sistema da distribuidora, o que não permitia que a energia consumida fosse registrada e, por consequência, não era realizada a cobrança. O prejuízo total para a EDP foi de cerca de R$ 50 mil.
Na terça-feira (30), os técnicos encontraram em Vila Pavão um medidor usado para alimentar uma bomba de irrigação. O proprietário foi conduzido para a Delegacia Regional de Nova Venécia e vai prestar esclarecimentos.
Em Rio Bananal, foi localizado nesta quarta-feira (31), além do medidor sem o cadastro devido, uma ligação clandestina que alimentava um estabelecimento vizinho. Esse tipo de fornecimento irregular de energia é proibido, mesmo que seja feito pelo mesmo proprietário.
O furto de energia é crime, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa. Além de todo o processo na justiça, o proprietário ira arcar com com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade, além do custo administrativo.
Comentários