Ação apreende azeite adulterado e suspende três marcas em supermercados no ES
Mais de 400 garrafas foram apreendidas em estabelecimentos de Cariacica e Vila Velha
Escute essa reportagem
Mais de 400 garrafas de azeite foram apreendidas durante uma ação da Polícia Civil em conjunto com o Ministério da Agricultura, nesta quarta-feira (02), em duas redes de supermercados localizados em Cariacica e Vila Velha.
Segundo a polícia, a operação teve como objetivo combater o comércio de azeites adulterados no Estado. Durante a ação, as equipes apreenderam 428 garrafas do produto. As marcas tiveram a venda suspensa por fraudes e infrações sanitárias.
A Polícia teve como primeira desconfiança a falta de informação sobre o fabricante nos rótulos desses azeites. Após a apreensão, o conteúdo das garrafas será passado por uma análise para investigar o que de fato estava sendo vendido.
O delegado responsável pelo caso informou que em outras apreensões, as investigações mostraram que o conteúdo das garrafas tinha óleo de lamparina, aromatizante e uma pequena quantidade de azeite para camuflar a fraude.
Outro ponto que chamou atenção foi o preço desses azeites. Enquanto alguns estão sendo vendidos por R$ 50, esses azeites apreendidos estavam na faixa dos R$ 26.
A polícia também orienta que caso algum consumidor tenha comprado desses azeites, este também poderá se dirigir ao supermercado que o vendeu para realizar a troca. Se o estabelecimento negar a troca, o consumidor poderá ir até o Procon mais próximo ou a Delegacia do Consumidor localizada dentro da Assembleia Legislativa do estado.
Fabricante e supermercado que mantiveram a marca que estava suspensa há uma semana podem responder por crimes contra a relação de consumo e pegar até 5 anos de prisão.
Comentários