Dicas para se livrar de ácaros e evitar alergias
Livrar-se de objetos que acumulam pó e fazer a higienização do ar-condicionado estão entre as medidas recomendadas
Escute essa reportagem
Nada de ácaro em casa! Você sabia que esses animais microscópicos são capazes de causar alergias respiratórias, como asma e rinite, em indivíduos sensibilizados?
A alergista e imunologista Larissa Grobério Lopes Perim ressalta que a estação atual, de inverno, propicia o desenvolvimento desses seres, já que as janelas costumam ficar fechadas e há menos incidência de raios solares.
A médica explicou que o ácaro é um componente da poeira, mas também se prolifera em locais que acumulam restos de pele humana, como travesseiros, tapetes, cortinas e colchões. Sabendo disso, a pergunta é: como se livrar desse incômodo microrganismo?
Segundo a alergista, é importante evitar o excesso de objetos que acumulam poeira, como livros e decorações, além de retirar dos quartos tapetes, bichos de pelúcia e cortinas. Também é recomendado fazer a limpeza do filtro do ar-condicionado semanalmente, com água e sabão, assim como dos ventiladores.
“Evite varrer e espanar os móveis durante a limpeza, dando preferência ao uso de panos úmidos. Dessa forma, evita-se que os ácaros entrem em suspensão e sejam inalados, e também que se depositem sobre lençóis e fronhas limpos”.
Mário Teixeira Bossaneli, sócio-proprietário da BeCare - Soluções para Estofados e Tapetes, também deu sugestões: trocar lençóis e fronhas de travesseiros mais de uma vez por semana e usar capa no colchão.
“Use a função do ar-condicionado 'desumidificar' (os mais novos têm), para reduzir a umidade no quarto, atrapalhando o ciclo biológico do ácaro”, completou.
Ele ressaltou que os cuidados do dia a dia são complementares à limpeza e higienização profissional dos estofados, cortinas e tapetes.
Fique por dentro
Ácaros
São aracnídeos, animais microscópicos, capazes de causar, em indivíduos sensibilizados, alergias respiratórias, como asma e rinite, além de dermatite atópica e conjuntivite.
Poeira domiciliar é um acúmulo de matéria viva ou inerte, como fibras de tecido, restos de alimentos, fragmentos e fezes de baratas, pele humana e de animal, pólens, insetos, ácaros, bactérias e fungos.
Segundo a alergista e imunologista Larissa Grobério Lopes Perim, o ácaro é um componente da poeira, mas também se prolifera em objetos que acumulam restos de pele humana, como travesseiros, tapetes, cortinas e colchões.
Dicas de como se livrar de poeira e ácaro
Mantenha a casa arejada.
Evite espanar os móveis durante a limpeza, dando preferência ao uso de panos úmidos. Isso evita que os ácaros entrem em suspensão e sejam inalados, e também que se depositem sobre lençóis e fronhas limpos.
O uso de aspirador de pó com filtro hepa é recomendado.
Evite o excesso de objetos que acumulem poeira, como livros e decorações. Além disso, retire dos quartos tapetes, bichos de pelúcia e cortinas.
Se quiser manter bichos de pelúcia e tapetes, por exemplo, o ideal seria mantê-los fora do quarto de dormir. Para o primeiro, optar por higienizar em locais especializados semanalmente. Para o segundo, aspirar duas vezes por semana.
Faça a limpeza do filtro do ar-condicionado semanalmente, com água e sabão, assim como dos ventiladores.
Use a função do ar-condicionado “desumidificar” (os mais novos possuem) para reduzir a umidade no quarto, atrapalhando o ciclo biológico do ácaro.
Troque lençóis e fronhas de travesseiros mais de uma vez por semana.
Use capa no colchão.
Fonte: Larissa Grobério Lopes Perim Lopes, alergista e imunologista; Mário Teixeira Bossaneli, sócio proprietário da BeCare; e pesquisa AT.
Segredinho
Travesseiro
Não coloque o travesseiro no sol, pois isso não tira a umidade de dentro da espuma. Além disso, aumenta a temperadura no local, algo que o ácaro adora.
Troque de travesseiro uma vez por ano. Em dois anos de uso, estudos mais conservadores atestam que 10% do peso do travesseiro é composto por ácaros vivos, mortos e suas fezes.
Mário Teixeira Bossaneli, sócio-proprietário da BeCare, explicou que existem capas para colchões e travesseiros consideradas anti ácaro, por serem impermeáveis. No entanto, elas não duram para sempre e, em média, devem ser trocadas todo ano. Mesmo usando capa, a troca dos lençóis e fronhas duas vezes por semana continua tendo sua importância.
Dica extra
Fungos
Proliferam-se em ambientes úmidos, com pouca luz e restos de alimentos, principalmente células mortas da pele humana.
Dicas de como evitar
Quanto menos umidade, melhor. Também é importante deixar o ambiente com circulação de ar, com as janelas abertas.
Deixe o ambiente sempre limpo, sem restos de comidas, biscoitos e guloseimas, que podem cair em locais de difícil acesso para limpeza.
Em supermercados, existem acessórios que absorvem a umidade de guarda-roupas e quartos, e são de grande ajuda no combate ao mofo.
Fonte: Mário Teixeira Bossaneli Sócio proprietário da BeCare - Soluções para Estofados e Tapetes.
Comentários