Casagrande ensina receitas com inhame, um aliado poderoso da saúde
Governador Renato Casagrande ensina a preparar delícias com o produto, que é ideal para manter os níveis de glicose estáveis
Escute essa reportagem
Sextou, mas não sextarei. Com esse “slogan”, que faz sucesso nas manhãs de sexta-feira, o governador do Estado, Renato Casagrande, compartilha com os seus seguidores a sua agenda do final de semana enquanto prepara suas receitas matinais bem incrementadas.
Entre as campeãs de interações nas redes sociais estão as receitas feitas com inhame, sobretudo o inhame selado e a sopinha.
À reportagem, o governador – que tem 63 anos e chama a atenção pela sua disposição – revelou que o inhame faz parte do seu cardápio desde a infância, pelo menos uma vez por semana.
“Sou fã do inhame há muito tempo. Nasci no interior, a gente sempre comeu muito inhame. Meu pai tinha um mercadinho lá em Castelo, vendia frutas, legumes e verduras. Cresci comendo de tudo e continuo com esse hábito alimentar, que é muito saudável”.
Mas, afinal, quais são os benefícios desse alimento? O inhame é um tubérculo integrante do grupo que inclui mandioca, batata-inglesa, cará, batata-doce e mandioquinha.
“Este alimento nutritivo tem se destacado não apenas pelo sabor, mas também pelos inúmeros benefícios à saúde”, explica a nutricionista Fernanda Pignaton.
Valentina Frasson, nutricionista clínica, reforça que o inhame é uma excelente fonte de carboidratos complexos, que são digeridos de forma lenta e gradual pelo organismo. Ela, inclusive, revelou que o seu café da tarde está sendo purê de inhame com carne moída.
“Isso proporciona uma liberação constante de energia, ideal para manter os níveis de glicose no sangue estáveis e prevenir picos de insulina. Esse perfil de carboidratos o torna particularmente benéfico para pessoas com diabetes ou para aqueles que buscam controlar o peso”, finaliza Valentina.
Receitas do Governador
Sopinha de inhame
- Ingredientes
Inhame (quantidade a gosto).
Tempero verde (cebolinha e salsa).
Dente de alho inteiro a gosto.
Sal a gosto.
Azeite.
Carne moída, se preferir.
Queijo ralado (de acordo com a preferência).
- Modo de preparo
Corte o inhame em pedaços, acrescente sal e dentes de alho inteiros, a gosto.
Quando o inhame estiver mole, amasse alguns pedaços com garfo para dar uma consistência no caldo e deixe outros pedaços inteiros.
Depois, adicione cebolinha verde e salsa no caldo e, se preferir, acrescente mais tempero verde no prato, na hora de servir.
Conforme a preferência, acrescente carne moída.
Toque especial
A dica do governador para dar um toque final na receita é acrescentar queijo ralado na hora de servir.
Inhame selado
- Ingredientes
Inhame (quantidade a gosto).
Sal.
Dente de alho.
Hortelã.
Azeite.
- Modo de preparo
Separe o inhame sem casca ou com casca (para ser descascado depois), corte em fatias mais grossas em formato de rodelas.
Acrescente sal a gosto e coloque para cozinhar até ficar no ponto (não pode ficar muito cozido, desmanchando).
Molho: em outro recipiente, prepare o molho com alho (um dente de alho), hortelã e azeite.
Amasse tudo e leve ao fogo brando para o alho e a hortelã não ficarem crus. Reserve o molho.
Ao final, coloque azeite ou manteiga e passe o inhame na frigideira. Sirva o inhame com o molho.
Veja abaixo vídeos feitos pelo governador, postados nas redes sociais:
Comentários