X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Papa passou 20 minutos em capela e trabalhou, mas quadro segue 'complexo'

Vaticano informou que o dia do papa "transcorreu entre descanso, oração e terapias"


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Papa passou 20 minutos em capela e trabalhou, mas quadro segue 'complexo'
Francisco está internado há três semanas |  Foto: Eduardo Nicolau/Estadão

O papa Francisco passou 20 minutos em uma capela na manhã desta sexta-feira (7) e realizou algumas atividades, mas seu quadro clínico ainda é considerado complexo e ele segue internado.

Vaticano informou que o dia do papa "transcorreu entre descanso, oração e terapias". Francisco passou uma parte da manhã em uma capela localizada próxima ao seu quarto no hospital, além de ter realizado "algumas atividades de trabalho".

Papa permanece com a saúde estável, mas "dentro de um quadro complexo" e com "prognóstico reservado". O Santo Padre tem feito uso de cânulas nasais para oxigenação de alto fluxo durante o dia, enquanto à noite precisa de "ventilação mecânica não invasiva".

Francisco está internado há três semanas. A saúde do pontífice tem alternado entre pioras e leves melhoras, mas nos últimos dias ele não apresentou novos quadros de insuficiência respiratória, nem teve febre. O novo boletim médico com atualizações sobre a saúde do papa deve ser divulgado amanhã, informou o Vaticano.

Em mensagem de voz, Santo Padre agradeceu as orações recebidas. O pequeno áudio, publicado pelo Vaticano, mostra Francisco com a voz embargada e cansada, mas concedendo bênçãos aos fiéis.

"Agradeço de todo o coração as orações que fazem pela minha saúde feitas na praça, os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os cuide. Obrigado", disse Papa Francisco.

INTERNAÇÃO MAIS LONGA DO PAPA FRANCISCO

A autoridade máxima do Vaticano está internada desde o dia 14 com uma pneumonia bilateral. O papa, de 88 anos, segue em observação no Hospital Gemelli de Roma e seu prognóstico segue "reservado"

O Papa passa pela sua mais longa internação desde que tomou posse no Vaticano, em 2013. Ele já passa pela quarta hospitalização durante o papado, da última vez ele havia ficado três dias internado por conta de uma bronquite. No ano passado, Francisco alarmou a igreja após sofrer uma série de quedas. Em 2021 ele ficou dez dias recluso para se submeter a uma cirurgia no intestino.

"A condição clínica do Santo Padre permaneceu estável em relação aos dias anteriores. Também hoje, ele não apresentou episódios de insuficiência respiratória. O Santo Padre continuou com benefício a fisioterapia respiratória e motora. Os parâmetros hemodinâmicos e os exames de sangue permaneceram estáveis. Ele não apresentou febre", disse o Vaticano, em nota.

PAPA ENVIOU MENSAGEM A BRASILEIROS

Francisco ofereceu a contribuição da Igreja Católica para a cúpula climática COP30, que acontece em novembro em Belém (PA). O texto foi enviado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O recado foi recebido em meio à Campanha da Fraternidade, que é realizada anualmente pela instituição no período da Quaresma e começa hoje.

Neste ano, o evento tem como tema ''Fraternidade e Ecologia Integral''. Na mensagem, o papa defende uma "conversão ecológica" da humanidade e pede uma mudança de "convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas".

Francisco disse ainda que a campanha deste ano expressa a disponibilidade da Igreja em colaborar com a COP30. O pontífice relatou esperar que, dessa forma, nações e organismos internacionais se comprometam efetivamente com a superação da crise climática.

"Confiando estes votos aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida, concedo de bom grado a bênção apostólica a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a casa comum, pedindo que continuem a rezar por mim", disse o Papa Francisco.

PAPA TEM CARTA DE RENÚNCIA PRONTA CASO SAÚDE O IMPEÇA DE SEGUIR NO CARGO

Carta de renúncia ao cargo de líder da Igreja Católica está pronta. O papa Francisco assinou a carta há cerca de dez anos. Foi o próprio pontífice que confirmou a existência do documento em entrevista ao jornal espanhol ABC, em dezembro de 2022. Carta está de posse do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin. "Assinei a renúncia e disse a ele: 'em caso de impedimento médico ou algo assim, aqui está minha renúncia. Você a tem'", declarou Francisco.

Na ocasião, Francisco afirmou não ter receio que o mundo saiba da existência de sua carta de renúncia. "É por isso que estou contando, para que saibam", disse, ressaltando não saber o que Parolin fez com o documento.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: