X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

NBA: Boston Celtics e Dallas Mavericks disputam primeiro jogo da final

Luka Doncic, Jayson Tatum, Kyrie Irving e Jaylen Brown são as principais estrelas que estarão em quadra


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem NBA: Boston Celtics e Dallas Mavericks disputam primeiro jogo da final
Doncic e Irving são as grandes esperanças do Dallas Mavericks para a conquista do primeiro título da franquia desde 2011 |  Foto: Divulgação / Instagram @NBA

A lógica dos esportes americanos faz com que as piores equipes de uma temporada tenham mais chances de escolher os melhores jogadores no draft - a seleção anual de novos jogadores - seguinte. Na NBA, esses jovens vêm tanto das universidades americanas quanto de outros países.

A decisão de 2023/24 do melhor basquete do mundo, que começa sua série melhor de sete jogos nesta quinta-feira (06), às 21h30, coloca frente a frente um Boston Celtics e um Dallas Mavericks que passaram pelo processo de maturação de talentos até chegar à chance de ser campeão. É o caso de Luka Doncic.

Leia mais sobre Esporte

O armador esloveno de 25 anos entrou na liga em 2018, escolhido pelos Mavericks na terceira colocação, carregando grande expectativa pelo que havia feito no Real Madrid, e estará presente em sua primeira final de NBA da carreira.

Seus principais adversários serão os alas Jayson Tatum e Jaylen Brown, selecionados por Boston em 2016 e 2017, respectivamente, mas será Doncic a grande estrela em quadra, que permite à sua equipe sonhar em bater os favoritos Celtics.

E não é para menos. O esloveno é líder dos playoffs em uma ampla quantidade de estatísticas - considerando os números absolutos -, como pontos, rebotes, assistências, roubos de bola e cestas de três. É a primeira vez que isso é feito por um jogador antes do início da série final.

A evolução de Doncic não passa apenas pelo seu poderio ofensivo fatal, mas, especialmente a partir de 2023/24, por ser um jogador que passou a apresentar mais atenção defensiva.

Seu grande parceiro em quadra nesta empreitada é o também armador Kyrie Irving, que chegou na segunda metade da temporada passada. O time que não encaixou em 2023 mudou da água para o vinho e voltou à final após 13 anos.

Ao lado dos dois grandes gatilhos do time, coadjuvantes como P.J. Washington, Daniel Gafford, Derrick Jones Jr. e Dereck Lively têm feito o “trabalho sujo” na defesa e também contribuem com seus pontos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: