Invicto na Libertadores, Fluminense quer mostrar força no Rio
Sem perder no torneio desde 2021, Tricolor busca mais uma vitória para fazer a segunda melhor campanha de sua história
Escute essa reportagem
Já classificado para as oitavas de final da Libertadores, o Fluminense enfrenta o Alianza Lima (PER) nesta quarta-feira (29), às 21h30, no Maracanã, estádio em que não perde há mais de três anos pela competição.
A última derrota foi para o Junior Barranquila (COL), em maio de 2021. Além da vaga, a equipe de Fernando Diniz também já garantiu o primeiro lugar do Grupo A. O jogo serve também para o time se preparar para a volta ao Campeonato Brasileiro, no sábado (1º), e tentar deixar a zona de rebaixamento.
A partida desta noite ainda pode ter mais peso para a história do clube. Caso vença o Alianza, a equipe alcançará 14 pontos, sua segunda melhor campanha na fase de grupos da competição, atrás apenas de 2008, quando fez 15. Além disso, se não perder, o Fluminense terminará a primeira etapa da Libertadores invicto pela primeira vez.
Atual campeão da competição, o Flu está defendendo a sua maior invencibilidade na história do torneio, de oito vitórias e cinco empates. A campanha da equipe do técnico Fernando Diniz é a quinta melhor entre as 32, até o momento. Apenas Atlético/MG com 15 pontos, Palmeiras, Talleres (ARG) e River Plate (ARG), com 13, estão à frente do tricolor.
Para a partida contra a equipe peruana - que tem chance de se classificar, dependendo de uma vitória -, Diniz poderá contar com importantes retornos.
Marquinhos, Marlon, Douglas Costa, Samuel Xavier e Manoel retornaram do departamento médico e ficam à disposição do treinador. Apesar de aptos, nenhum deles deve iniciar o jogo.
Do outro lado, o Alianza Lima chegou ao Brasil com três desfalques. O técnico Alejandro Restrepo não poderá contar com o goleiro Ángelo Campos e o zagueiro Jiovany Ramos, ambos lesionados, e o volante Sebastián Rodríguez cumprirá suspensão automática pelo terceiro amarelo.
A equipe conta com o centroavante Hernán Barcos, velho conhecido do futebol brasileiro, com passagens por Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro.
Prováveis escalações
Fluminense
Fábio; Guga, Antonio Carlos, Felipe Melo e Marcelo; Lima, Martinelli e Ganso; Jhon Arias, Germán Cano e Keno.
Técnico: Fernando Diniz
Alianza Lima
Saravia; Zambrano, Garcés, Freytes e Serna; Cabellos, Arregui e Castillo (Neyra); Lagos, Barcos e Waterman.
Técnico: Alejandro Restrepo
Comentários