Time capixaba estreia na Liga Nacional de Handebol
Com a participação do Handebol Clube Capixaba, o Estado volta a ter um representante no torneio depois de 6 anos
Escute essa reportagem
O esporte capixaba está em festa com mais uma grande representatividade. Desta vez, no handebol feminino. Isso porque, a partir de segunda-feira (27), o Handebol Clube Capixaba vai representar o Estado na Liga Nacional de Handebol, fato que não acontecia há seis anos.
O torneio tem início neste mês e irá até novembro. E a equipe capixaba mandará suas partidas na Arena Jacaraípe, na Serra.
Em entrevista ao jornal A Tribuna, a treinadora da equipe, Kátia Amanajás, elucidou um pouco mais sobre a formatação do campeonato, a importância desta participação para o esporte capixaba, a formação do elenco que irá competir e o objetivo do clube.
A TRIBUNA - Qual é a importância e o que representa esta volta do handebol capixaba na Liga Nacional?
KÁTIA AMANAJÁS - É um reinício, uma retomada. Durante mais de dez temporadas estivemos participando do evento, o que garantiu a presença do Espírito Santo na competição mais importante do handebol de clubes nas Américas. Uma honra, que garantiu um grande crescimento técnico e reconhecimento ao nosso esporte. Nos afastamos e agora pretendemos reingressar no mapa dos melhores do país.
Como está a preparação, ansiedade e a expectativa para o início da competição?
A nossa equipe é muito jovem, e o projeto tem menos de um ano. A preparação segue firme, consciente de que precisaremos trabalhar muito para alcançar os postos conquistados no passado. Temos meninas muito jovens que estão “explodindo” de ansiedade. É um passo largo. Vamos contar, a partir de junho, com algumas atletas com maior experiência para ajudar não só nesta jornada, mas também para acelerar o amadurecimento das nossas atletas, o que certamente é um caminho seguro para os nossos planos a médio prazo. É uma longa caminhada que estaremos iniciando na próxima segunda feira.
Com relação ao elenco formado: como elas estão se sentindo e como você avalia a qualidade do grupo?
São jovens capixabas, talentosas, determinadas e conscientes de que o sucesso não aparece do dia para a noite. Temos orgulho em trabalhar muito e confiança no processo. Elas, assim como os dirigentes e a comissão técnica, estão com os pés no chão. Sabemos o que queremos e quanto vai nos custar em esforço e perseverança.
Você poderia nos explicar um pouco sobre formato do campeonato?
A Liga reúne clubes de todo o Brasil. Inicialmente são disputadas conferências por região para classificar equipes para a segunda etapa - que é o main round, reunindo times de regiões diferentes (no nosso caso, do Sul e do Sudeste). Os classificados entram numa fase de grupos, com representantes de todas as regiões onde, por fim, teremos as quatro melhores equipes para disputar, através de um final four, o título nacional.
Qual é o objetivo do Handebol Clube Capixaba no torneio?
Recolocar o estado no maior evento de handebol do Brasil, o que já é um grande passo. Sabemos que estarmos nesta grande vitrine da Liga Nacional já coloca os capixabas em outro patamar. O que virá a partir daí será produto de muito trabalho, tempo, e determinação, e isso temos de sobra.
Comentários