X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esporte Capixaba

Real Noroeste lidera o ranking da CBF no ES

Nova Venécia e Vitória completam o top-3 dos times mais bem ranqueados do Espírito Santo nas colocações nacionais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Real Noroeste lidera o ranking da CBF no ES
O Espírito Santo aparece representado por seis times no ranking nacional da CBF |  Foto: Leone Iglesias/AT - 31/01/2024

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou, na última sexta-feira (13), o ranking nacional dos clubes para 2025. Entre as 238 equipes ranqueadas, o Espírito Santo aparece representado por seis times, com o Real Noroeste liderando como o melhor clube capixaba. A equipe subiu da 84ª para a 78ª posição, acumulando 1.068 pontos.

A equipe de Águia Branca, há seis anos comandada por Duzinho Reis, se consolidou como destaque estadual devido ao bom desempenho nas competições da CBF entre 2020 e 2024, alcançando fases importantes como a segunda etapa da Copa do Brasil e os mata-matas da Série D em várias temporadas.

Outro destaque no ranking foi a troca de posições entre Vitória e Nova Venécia. Graças à participação na Copa do Brasil deste ano, o time do Noroeste do Estado passou a ocupar o segundo lugar entre os capixabas (128º no geral), empurrando o Alvianil para o terceiro lugar (136º). O Serra aparece logo atrás, na quarta colocação (153º), após disputar a Série D em 2024.

Os xarás Rio Branco enfrentaram quedas significativas. O Capa-Preta, mesmo com uma temporada estadual de sucesso, despencou 23 posições no ranking nacional, saindo da 163ª para a 186ª posição, devido à ausência em torneios organizados pela CBF. Já o Brancão Polenteiro também perdeu espaço e caiu na classificação, para o 202º lugar.

FUNCIONAMENTO

De acordo com a CBF, o ranking é calculado com base no desempenho dos clubes em competições realizadas nos últimos cinco anos (2019 a 2023). Para definir a pontuação, os resultados de cada temporada recebem pesos específicos: o ano mais recente tem maior influência, com os pontos multiplicados por cinco, enquanto o mais antigo tem peso reduzido, equivalente a um.

Em 2025, os clubes capixabas que terão competições de calendário nacional são Rio Branco (Série D, Copa do Brasil e Copa Verde), Porto Vitória (Série D), Rio Branco de Venda Nova (Copa do Brasil) e Vitória (Copa Verde). Todos estes também disputarão o Capixabão e a Copa Espírito Santo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: