X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Como fica a situação do Brasil nas Eliminatórias após derrota para o Paraguai

Com dez pontos conquistados em oito partidas, o Brasil é o 5º colocado na tabela


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Como fica a situação do Brasil nas Eliminatórias após derrota para o Paraguai
Calendário do Brasil ainda reserva confrontos difíceis pelo caminho, principalmente fora de casa |  Foto: DIANA CARRILLO/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

O Brasil voltou a fazer uma apresentação muito abaixo do esperando diante do Paraguai na noite desta terça-feira, e perdeu o jogo por 1 a 0 no estádio Defensores Del Chaco, em Assunção. O placar determinou a primeira derrota de Dorival Júnior no comando da seleção, mas a situação na tabela já era ruim antes da partida. E se manteve assim.

Com dez pontos conquistados em oito partidas nas Eliminatórias da Copa, o Brasil é o 5º colocado na tabela e está a oito pontos atrás da Argentina, que lidera as classificatórias com 18 pontos. A seleção havia alcançado a quarta posição após vencer o Equador, na sexta-feira passada, mas voltou a ser ultrapassado justamente pelos equatorianos e caiu um degrau na tabela.

Em edições anteriores das Eliminatórias Sul-Americanas, o cenário do Brasil seria ainda mais caótico do que se vê hoje. Isso porque, a partir desta edição, o número de vagas aumentou e mais seleções irão garantir vaga na Copa do Mundo de 2026.

No total, sete seleções das dez que disputam tem direito a uma vaga no Mundial. As seis primeiras passam de forma direta para a fase de grupos e a sétima posição classifica para a repescagem.

Restando praticamente um ano para o fim das classificatórias, ainda faltam dez partidas para acabar a competição. E as duas próximas rodadas podem ser determinantes para o futuro do Brasil. Isso porque os adversários são Chile e Peru, duas seleções que estão atrás da seleção brasileira na tabela.

Os jogos acontecem daqui a pouco mais de um mês. Em 9 de outubro os comandados de Dorival atuam fora de casa contra os chilenos, que têm cinco pontos e ocupa a 9ª posição. No dia 12 de outubro, o adversário é o Peru, último colocado com apenas três pontos e que ainda não venceu nas Eliminatórias.

Por mais que os próximos rivais não ultrapassem o Brasil caso vençam os confrontos diretos, equipes como a Venezuela e Paraguai, atuais 6º e 7º colocados (os últimos que estão no G7 dos classificados), podem passar a seleção. Os venezuelanos estão empatados em pontos e os paraguaios chegaram a nove pontos.

O calendário do Brasil ainda reserva confrontos difíceis pelo caminho, principalmente fora de casa. Argentina e Equador serão adversários que a seleção joga fora, além da altitude da Bolívia, palco da última rodada das Eliminatórias no fim de 2025.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: