Festival Novos Cantores leva músicos para tocar com orquestra em show na quinta
Além de um cachê pela apresentação, os finalistas terão suas canções registradas em um DVD ao vivo
Escute essa reportagem
Compor versos musicados de assuntos como amor, superação, ancestralidade e a humanização da pessoa autista rendeu para dez talentos no Estado a realização de um sonho que parecida um tanto distante.
Com suas músicas autorais, Cesar Baldan, Elaine Augusta, Ilus, Jardel Miguel, Kael Santana, Bozombie Skeletal (Luto Horror Club), Marcelo Sill (L20), Norbim, Smile e Vitu conquistaram a chance de cantar ao lado de uma orquestra na final do Festival Novos Cantores, marcada para quinta, no Espaço Patrick Ribeiro.
Ao final desta reportagem, você acessa os links para conhecer cada um dos 10 finalistas
Além de um cachê pela apresentação, os finalistas terão suas canções registradas em um DVD ao vivo e distribuídas em plataformas de streaming. O grande vencedor ainda levará um troféu. A decisão de quem leva o título será de forma interativa com o público presente.
“É uma oportunidade ímpar e que almejei nos meus sonhos mais secretos. Diante das dificuldades de transitar no mercado da música, passei por um período de sofrimento e procurei acalmar meu coração e aceitar o que a vida tinha para me oferecer. E, de repente, eu alcancei o céu. Vou voar mais uma vez!”, comemora Ilus.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Para Jardel, que também atua como professor de Matemática, ser finalista de um evento como esse é o “empurrão que estava faltando para 'ir com medo mesmo'”, como ele canta em “E Se...”.
“Este ano, perdi meu pai, que sempre acreditou mais em mim enquanto artista do que eu mesmo. Estar nesse festival é a confirmação de que meu trabalho pode tocar pessoas, e um presente para meu pai, que deve estar feliz e orgulhoso agora, lá de cima”, diz.
Morador de Resistência, na capital, Kael não vê a hora de apresentar seu som para um público de 2 mil pessoas. “Através da fase de voto popular, percebi que muitas pessoas confiam no meu trabalho, algo que é muito difícil para um jovem negro periférico como eu”.
O Festival Novos Cantores recebeu mais de 240 inscritos e contou com duas fases de seleção: a primeira feita por uma curadoria técnica especializada. Na sequência, uma votação popular online decidiu os dez finalistas.
Mais do que uma competição, o evento resgata o espírito dos memoráveis festivais das décadas de 1960 e 1970, que revelaram grandes nomes da música brasileira.
“Nossa missão é destacar e celebrar a cena musical independente, reunindo talentos e colocando em evidência toda a riqueza e diversidade da música autoral produzida no Estado”, conta Vanessa Yee, idealizadora e organizadora da atração.
SERVIÇO
Festival Novos Cantores
O quê: Show com os 10 artistas finalistas se apresentando junto da Orquestra Camerata Sesi.
Quando: Próxima quinta-feira, 20h.
Onde: Espaço Patrick Ribeiro, no Novo Aeroporto de Vitória.
Ingresso: Gratuito, mediante entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis no dia do evento. Retirada de no blueticket.com.br.
Clas.: Livre.
Comentários