Prefeituras da Grande Vitória definem regras para blocos de Carnaval
Vitória e Vila Velha já determinaram os dias, horários e locais para que os grupos desfilem pelas ruas sem causar transtornos
Escute essa reportagem
Passada a festa da virada do ano, é hora de programar o Carnaval. Para garantir uma folia com segurança, prefeituras definem as regras para os blocos de rua.
Em Vitória, por exemplo, o horário limite para o fim da folia foi estendido em uma hora em relação ao ano passado. Já o início da festa será mais tarde.
Assim, na capital, pelas novas regras, os blocos poderão sair das 11h às 19 horas, como explicou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.
No decreto que estabelece as regras também fica determinado que não serão autorizados desfiles no período de Carnaval oficial, de 10 a 13 de fevereiro, fora da região do centro de Vitória.
Com exceção dessa data, como informou o secretário, os blocos estão autorizados a desfilar do dia 20 deste mês a 24 de março.
Mas atenção: por dia, só serão permitidos dois blocos de rua, em regiões diferentes, respeitando o horário das 11h às 19h.
O secretário destacou que a decisão foi tomada após muito diálogo. “Nós fizemos três reuniões com representantes de blocos e lideranças comunitárias. Também ouvimos autoridades de segurança pública estadual e municipal e Ministério Público.”
Ele informou que a preferência será concedida a quem solicitar primeiro. Até ontem, 11 blocos haviam protocolado requerimento junto à prefeitura solicitando autorização para desfilar.
“Culturalmente, Vitória tem entre 50 e 60 blocos por ano. Esse ano a expectativa é que chegue a 60 blocos no período que estamos autorizando para o Carnaval”.
Já em Vila Velha, o secretário de Cultura e Turismo, Roberto Patrício Junior, falou sobre as regras para a folia dos blocos de Carnaval nas ruas. A festa será limitada até as 17 horas, com duração máxima de cinco horas, entre os dias 9 e 14 de fevereiro.
Em Vila Velha também está proibida a saída de blocos após a Quarta-feira de Cinzas.
SAIBA MAIS
Vitória
Os desfiles dos blocos de rua estão liberados entre 11h e 19h, do dia 20 deste mês a 24 de março. Mas só serão autorizados desfiles no período de Carnaval oficial, de 10 a 13 de fevereiro, na região do Centro.
Apenas dois blocos poderão sair por dia pelas ruas da capital. Não será permitido que eles fiquem parados.
O decreto estabelece que o responsável pelo desfile deve protocolar a solicitação com, no mínimo, 15 dias de antecedência da data.
Vila Velha
O Carnaval de rua acontece entre os dias 9 e 14 de fevereiro. Os blocos devem solicitar autorização até o próximo dia 17. Cada bloco terá direito a dois dias, sendo dois autorizados por região a cada dia.
Os blocos autorizados deverão ter segurança privada e após o encerramento, a organização fica responsável pela dispersão do público. Os blocos das regiões 1 e 2, como Praia da Costa, Itapuã e Itaparica, não poderão fazer o percurso até a avenida da praia. Só será permitido trio elétrico com documentação.
Outros municípios ainda estão definindo as regras.
Fonte: Municípios citados.
Drones vão monitorar o trânsito e as praias da Serra
No quesito segurança, os preparativos para o Carnaval também já começaram e a folia terá monitoramento até com drones. A Prefeitura da Serra contará com três drones e as equipes já estão fazendo treinamento para operar os equipamentos.
O secretário de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio, disse que cada drone terá uma função, que é acompanhar a situação da segurança pública na folia, do trânsito e salvamar, ou seja, eventuais afogamentos no litoral.
Além disso, o município conta com bases móveis e quadriciclos, que reforçam a segurança nos balneários. Em Vila Velha também terá drones e atuação das forças de segurança para garantir a festa.
Em Vitória, está sendo montado o Centro de Comando das Forças de Segurança: Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e equipes de fiscalizações da prefeitura, como informou o secretário de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Luciano Forrechi.
“A maior concentração de blocos é no Carnaval oficial, de 10 a 13 de fevereiro. A exemplo do ano passado, nesse período nós vamos montar um Centro de Comando na Praça Costa Pereira, onde vamos monitorar tudo. Além disso, vamos usar drones e câmeras de videomonitoramento”.
Sobre as regras do Carnaval na capital, a Liga dos Blocos do Centro de Vitória se reuniu na noite de ontem para discutir o decreto. Até o fechamento desta edição, a definição não havia sido informada.
Comentários