Leque, o queridinho nos blocos
Além de deixar o visual mais charmoso, o acessório ficou popular por ajudar a aliviar o calorão intenso nas ruas de todo o País
Escute essa reportagem
Quem curtiu os blocos de rua sem dúvida percebeu um item que conquistou os foliões: o leque. O som do acessório se abrindo em meio à multidão, inclusive, chegava a ditar o ritmo da festa. Além de tornar o visual mais charmoso, o leque ficou popular por ajudar a aliviar o “calorão” intenso nas ruas.
Dos famosos aos foliões de todos os cantos do Brasil, o leque foi o acessório preferido do Carnaval de 2024. A consultora de imagem Lorena Vago explica que as drag queens popularizaram os leques e, com os dias mais quentes durante o Carnaval, o acessório ganhou força para completar as fantasias.
“Acredito que o acessório se popularizou por uma mistura de propósitos: aliviar o calor, transmitir uma mensagem e completar o visual carnavalesco! Hoje, dá até para apostar em leques com as cores da bandeira LGBTQIAPN+ e com estampas personalizadas”.
A influência de grandes artistas também pode ajudar a explicar a popularização dos leques, afirma a consultora de imagem e estilo Tatiana Arruda. A cantora Beyoncé, por exemplo, usou os leques durante apresentações da última turnê, o que pode ter influenciado a escolha dos fãs.
A especialista destaca, contudo, que o calor foi o principal motivo. “Eu acho que o Carnaval foi o ápice da utilização do leque. Cada dia está mais quente, então, eu acho que é possível que seja um acessório que volte a fazer parte do nosso dia a dia”.
O influenciador Caio Rocha, 38, e a publicitária Letícia Pereira, 32, apostaram nos leques para compor os looks de Carnaval. O conforto foi o principal motivo da escolha pelo acessório, mas os amigos também pensaram em tornar as fantasias mais charmosas.
“Escolhi o leque por conta do calor que sempre faz nessa época do ano e também para garantir o ‘close’. Além disso, ele proporciona aquela sombra no rosto quando o sol chega com muita força durante o dia”, revelou a publicitária.
Desfiles
Embora o Carnaval oficial tenha terminado na última terça-feira, os foliões ainda poderão utilizar o acessório nos desfiles de blocos que vão acontecer em Vitória até meados de março.
Programação
Vitória
- Sábado (dia 17)
Bloco Kustelão – Das 14h às 19h, pela rodovia Norte-Sul, em Jardim Camburi.
- Domingo (dia 18)
Bloco Boêmios do Jardam - Das 11h às 15h30, com concentração na Praça dos Estados, em Jardim da Penha.
Bloco Prakaba - Das 14h às 19h, com concentração na rua Maria Saraiva, em frente ao Bar da Zilda, no Centro.
- Dia 24
Bloco Antimofolia - Das 15h às 19h, com concentração na praça Wolghano Netto (Praça do Carone), em Jardim da Penha.
- Dia 25
Bloco da Pelada - Das 11h às 18h, com concentração na rua Afonso Sarlo, em frente ao Incaper, em Jesus de Nazareth.
Bloco Piranhas do bairro Jabour - Das 12h às 18h, com concentração na rua Professora Odília Simões, em Jabour.
Bloco Seis a Um - Das 13h às 18h, pela rodovia Serafim Derenzi, em São Pedro I.
- Dia 2 de março
Beer Bacon Rock in Roll - Das 13h às 18h, pela avenida Ranulpho Barbosa dos Santos, em Jardim Camburi.
- Dia 3 de março
Bloco Te pego lá fora - Das 13h30 às 18h30, com concentração na Praça do Chorinho, em Jardim Camburi.
- Dia 9 de março
Bloco Gurigicão - Das 15h às 19h, com concentração na praça Judith Braz Coutinho, em Gurigica.
Comentários