Moqueca e shows de graça neste domingo na Feira dos Municípios
Evento, que termina neste domingo, conta com as 78 cidades do Estado e encerramento vai ser marcado por diversas atrações culturais
Escute essa reportagem
Ainda dá tempo de conhecer a diversidade da cultura e da gastronomia do Espírito Santo através da Feira dos Municípios. Hoje é o último dia da atração, que movimenta o Parque de Exposições de Carapina, na Serra.
Ao meio-dia, os visitantes da feira vão poder saborear a tradicional moqueca capixaba em uma versão gigante. Quem vai produzir o prato é o chef e secretário de Turismo de Conceição da Barra, Roberto Malacarne.
“Serão preparados 300 kg de moqueca para servir gratuitamente 500 pessoas. É maravilhoso para o município poder preparar um prato que é um ícone para o nosso Estado”, afirma.
A música na hora do almoço vai ficar por conta da cantora sertaneja Paula Cassaro, de Colatina. No repertório, clássicos do ritmo e músicas autorais.
“Levarei canções inéditas e releituras presentes no meu DVD 'Bebendo e Cantando'. Vai ter muita música boa e que marcou a história de muita gente, como 'Evidências', de Chitãozinho e Xororó”, revela a artista.
A cantora Monique Rocha, de Afonso Cláudio, é uma das últimas atrações musicais do dia com um show marcado por sambas de sucesso e músicas autorais de cunho afro religioso, a exemplo de “Sou Negro”. Já em “Dona Astrogilda”, ela mistura a cultura regional do congo com samba.
“É uma feira que sempre fui enquanto público e é muito bacana estar em eventos que falam da nossa cultura, principalmente porque tenho um trabalho voltado para isso”, conta Monique.
Neste retorno do evento, após mais de 20 anos, participam as 78 cidades do Estado em uma representação das 10 regiões turísticas capixabas.
“É a primeira vez que conseguimos reunir todos os municípios”, salienta o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini Filho.
Uma das atrações culturais que animaram o público ontem foi o grupo folclórico pomerano Fauhan, de Vila Pavão, cidade cuja a maior parte dos habitantes é descendente de pomeranos. O público acompanhou o conjunto com palmas.
“Apresentamos algumas danças de origens germânicas, austríacas e holandesas”, explica Gil Bregger, coordenador-geral do grupo.
PROGRAMAÇÃO
> Feira dos Municípios
Quando: Neste domingo (03), das 10h às 18h.
Onde: Parque de Exposições de Carapina. Jardim Carapina, Serra.
Quanto: Entrada gratuita.
Estacionamento solidário: Quem doar 1 kg de alimento não perecível não precisa pagar os R$ 5 de estacionamento.
Na área externa há um parque de diversões e brinquedos infláveis gigantes, além de roda-gigante de 25 metros de altura e touro mecânico.
Os visitantes também poderão apreciar uma exposição de flores. E terá minifazendinha.
Dez restaurantes temáticos e cervejarias artesanais estarão presentes.
Programação
11h: Associação Cultural Educarte - Capoeira de Ponto Belo no palco Experiências.
11h: Aula-show do Feijão Tropeiro da Capital Capixaba dos Tropeiros (Ibatiba) no palco Raízes.
12h: Moqueca Gigante no palco Experiências.
12h: Paula Cassaro no palco Raízes.
13h: Grupo Blumen Der Erde Volkstanzgruppe no palco Pocar.
13h: Os Carroceiros - Quadrilha no palco Experiências.
14h: Gruppo Folkloristico Piccolo Pavone no palco Experiências.
14h30: André Matos e Beto Calil - Moda de Viola no palco Raízes.
15h: Jongo Mãe África, Pátria Amada Brasil no palco Experiências.
16h: Guerreiros Indígenas - Aracruz no palco Experiências.
17h: Bammuja - Banda Marcial no palco Experiências.
17h: Monique Rocha no palco Raízes.
18h: Emerson Xumbrega no palco Pocar.
Fonte: Organização do evento.
Comentários