Segunda expedição de navio-escola da UFES começa na próxima semana
Ciências do Mar III, como é chamado o navio, dará início às novas expedições no dia 21
Escute essa reportagem
Estudantes finalistas do curso de Oceanografia da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) embarcam na segunda expedição do navio-escola Ciências do Mar III a partir da segunda-feira (21). Os 26 formandos passarão 10 dias no mar, percorrendo um trajeto total de 1200 quilômetros, acompanhados de três professores e uma enfermeira da universidade.
Além da pesquisa acadêmica, as expedições visam a experiência embarcada, essencial para os futuros oceanógrafos. “Nós podemos até utilizar algumas informações para pesquisa, mas não é o objetivo principal. Uma das pesquisas exploratórias, por exemplo, se refere a um experimento para avaliar a possibilidade de criar um índice global de ‘pegada humana nos oceanos’”, explica o professor Agnaldo Martins, responsável pela disciplina de Embarque Supervisionado e pela excursão.
A embarcação fará um roteiro especial de inverno, conhecido como Rota das Baleias, dos Golfinhos e dos Recifes. O trajeto vai até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e passa pelas áreas de maior concentração de baleia jubarte no Oceano Atlântico.
De acordo com a UFES, a previsão é que as expedições aconteçam uma vez por semestre, sempre com alunos diferentes. “Durante a expedição, o navio vira oficialmente um laboratório de ensino flutuante”, afirma o professor Martins.
Enquanto estiverem embarcados, os estudantes terão a oportunidade de utilizar drones, ROVs (veículos operados remotamente) e hidrofones para observar baleias e golfinhos, avaliando seus tamanhos, comportamentos e outros parâmetros. “Essa saída é fruto de um projeto que visa a formação de alunos de cursos na área de ciências do mar do Brasil inteiro, com o objetivo de proporcionar a experiência embarcada”, completou o professor.
*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli
Comentários