Oito cursos da Ufes tiram nota máxima em avaliação do MEC
Matemática, Ciências Biológicas, Música, Filosofia, Arquivologia e Educação do Campo foram alguns dos que se destacaram
Escute essa reportagem
Importante indicador da qualidade do ensino superior, avaliações feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, garantiram nota máxima para oito cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Matemática, Ciências Biológicas, Música e Filosofia (bacharelado), no campus de Goiabeiras; Matemática Industrial, no campus de São Mateus; e Biblioteconomia EAD tiveram aumentadas as notas nas últimas avaliações, alcançando a nota máxima (5) neste segundo semestre.
Já os cursos de Arquivologia (Goiabeiras) e Educação do Campo (São Mateus) mantiveram a nota 5 que haviam conquistado em avaliações anteriores.
Também foram avaliados e mantiveram a nota 4 os cursos de Física EAD e Ciências Sociais (bacharelado), ambos em Goiabeiras. As avaliações foram realizadas no período de 23 de setembro a 8 de novembro.
“Recebemos a avaliação com tranquilidade e muita alegria, por vermos o reconhecimento do trabalho de todos que contribuem para a existência do curso”, afirmou a coordenadora do Colegiado de Filosofia, Thana Mara de Souza.
O bacharelado em Filosofia foi avaliado pela primeira vez com nota 5 desde 2015. A coordenadora destacou o apoio logístico para as reuniões e para a visita aos espaços do Centro de CHN e da Biblioteca Central. “A estrutura e o apoio da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) e dos servidores técnicos do Centro de Ciências Humanas e Naturais e da Biblioteca foram fundamentais”.
A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, explicou que as avaliações de curso são feitas por equipes do Inep, com cerca de 60 indicadores.
“Essa comissão avalia pontos como a questão pedagógica, atividades de laboratório, como é composto e a titulação do corpo docente. Além disso, avalia como esse corpo docente desenvolve pesquisa, extensão, ensino, e toda a parte de infraestrutura, desde salas de aula, até laboratórios e biblioteca”.
Boa estrutura
Matemática é um dos destaques
Entre os cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que receberam a nota máxima na avaliação – realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – está o de Matemática.
Os universitários Ingrid Tose, 20, Julio Henrique Rossi, 19, e Henrique Fregona Palombo, 20, estão cursando o bacharelado e comemoraram o resultado da avaliação.
Julio e Ingrid, que estão no 4º período do curso, ainda participam do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática.
“O curso tem bons professores, livros, estrutura de laboratórios. Para o futuro, gostaria de dar aula, seguir na área de pesquisa para, um dia, dar aula em curso superior”, revelou Julio.
O professor do curso Fabiano Petronetto destacou que o resultado da avaliação é fruto de um esforço de todo colegiado, professores e alunos. “É reflexo de um núcleo estruturante criado para debater o projeto de curso, mantendo a qualidade do ensino”.
Saiba mais
Conceitos vão de 0 a 5
Avaliações do ensino superior
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, estabelece algumas formas para avaliar o ensino superior público e privado no País.
No chamado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ficam estabelecidas algumas formas de “medir” essa qualidade do ensino.
Uma delas é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em que o aprendizado dos alunos é avaliado por meio de provas.
Outra são as avaliações de cursos, feitas por meio de uma comissão do Inep.
Essas avaliações levam em consideração a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura de cada curso da instituição de ensino.
Assim como no Enade, os conceitos vão de 0 a 5.
Avaliações de curso
Entre setembro e dezembro, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está passando por avaliação de 20 dos 103 cursos de graduação.
Até o momento, oito cursos avaliados no período receberam a nota máxima: 5.
As avaliações foram realizadas entre os dias 23 de setembro a 8 de novembro. Outros cursos ainda serão avaliados até dezembro.
Cursos nota 5
Em Goiabeiras: Matemática, Ciências Biológicas, Música, Filosofia (bacharelado) e Arquivologia .
São Mateus: Matemática Industrial e Educação do Campo.
EAD: Biblioteconomia.
Cursos nota 4
Em Goiabeiras: Física EAD e Ciências Sociais (bacharelado).
Fonte: Universidade Federal do Espírito Santo e Inep.
Comentários