X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Oito cursos da Ufes tiram nota máxima em avaliação do MEC

Matemática, Ciências Biológicas, Música, Filosofia, Arquivologia e Educação do Campo foram alguns dos que se destacaram


Ouvir

Escute essa reportagem

Importante indicador da qualidade do ensino superior, avaliações feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, garantiram nota máxima para oito cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Matemática, Ciências Biológicas, Música e Filosofia (bacharelado), no campus de Goiabeiras; Matemática Industrial, no campus de São Mateus; e Biblioteconomia EAD tiveram aumentadas as notas nas últimas avaliações, alcançando a nota máxima (5) neste segundo semestre.

Já os cursos de Arquivologia (Goiabeiras) e Educação do Campo (São Mateus) mantiveram a nota 5 que haviam conquistado em avaliações anteriores.

Também foram avaliados e mantiveram a nota 4 os cursos de Física EAD e Ciências Sociais (bacharelado), ambos em Goiabeiras. As avaliações foram realizadas no período de 23 de setembro a 8 de novembro.

“Recebemos a avaliação com tranquilidade e muita alegria, por vermos o reconhecimento do trabalho de todos que contribuem para a existência do curso”, afirmou a coordenadora do Colegiado de Filosofia, Thana Mara de Souza.

O bacharelado em Filosofia foi avaliado pela primeira vez com nota 5 desde 2015. A coordenadora destacou o apoio logístico para as reuniões e para a visita aos espaços do Centro de CHN e da Biblioteca Central. “A estrutura e o apoio da Secretaria de Avaliação Institucional (Seavin) e dos servidores técnicos do Centro de Ciências Humanas e Naturais e da Biblioteca foram fundamentais”.

A secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, explicou que as avaliações de curso são feitas por equipes do Inep, com cerca de 60 indicadores.

“Essa comissão avalia pontos como a questão pedagógica, atividades de laboratório, como é composto e a titulação do corpo docente. Além disso, avalia como esse corpo docente desenvolve pesquisa, extensão, ensino, e toda a parte de infraestrutura, desde salas de aula, até laboratórios e biblioteca”.

Imagem ilustrativa da imagem Oito cursos da Ufes tiram nota máxima em avaliação do MEC
Ufes está passando por avaliação de 20 dos 103 cursos de graduação |  Foto: Alexsandro Oliveira / AT

Boa estrutura

Matemática é um dos destaques

Entre os cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) que receberam a nota máxima na avaliação – realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – está o de Matemática.

Os universitários Ingrid Tose, 20, Julio Henrique Rossi, 19, e Henrique Fregona Palombo, 20, estão cursando o bacharelado e comemoraram o resultado da avaliação.

Imagem ilustrativa da imagem Oito cursos da Ufes tiram nota máxima em avaliação do MEC
Estudantes de matemática da Ufes destacam as qualidades do curso |  Foto: Leone Iglesias/AT

Julio e Ingrid, que estão no 4º período do curso, ainda participam do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática.

“O curso tem bons professores, livros, estrutura de laboratórios. Para o futuro, gostaria de dar aula, seguir na área de pesquisa para, um dia, dar aula em curso superior”, revelou Julio.

O professor do curso Fabiano Petronetto destacou que o resultado da avaliação é fruto de um esforço de todo colegiado, professores e alunos. “É reflexo de um núcleo estruturante criado para debater o projeto de curso, mantendo a qualidade do ensino”.

Saiba mais

Conceitos vão de 0 a 5

Avaliações do ensino superior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação, estabelece algumas formas para avaliar o ensino superior público e privado no País.

No chamado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ficam estabelecidas algumas formas de “medir” essa qualidade do ensino.

Uma delas é o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), em que o aprendizado dos alunos é avaliado por meio de provas.

Outra são as avaliações de cursos, feitas por meio de uma comissão do Inep.

Essas avaliações levam em consideração a organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura de cada curso da instituição de ensino.

Assim como no Enade, os conceitos vão de 0 a 5.

Avaliações de curso

Entre setembro e dezembro, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) está passando por avaliação de 20 dos 103 cursos de graduação.

Até o momento, oito cursos avaliados no período receberam a nota máxima: 5.

As avaliações foram realizadas entre os dias 23 de setembro a 8 de novembro. Outros cursos ainda serão avaliados até dezembro.

Cursos nota 5

Em Goiabeiras: Matemática, Ciências Biológicas, Música, Filosofia (bacharelado) e Arquivologia .

São Mateus: Matemática Industrial e Educação do Campo.

EAD: Biblioteconomia.

Cursos nota 4

Em Goiabeiras: Física EAD e Ciências Sociais (bacharelado).

Fonte: Universidade Federal do Espírito Santo e Inep.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: