Escolas investem em ensino integral no ES
Especialistas falaram sobre a importância da carga horária ampliada no Meeting Tribuna de Educação, nesta quarta-feira
Escute essa reportagem
Com carga horária ampliada, o ensino integral tem permitido que redes de ensino intensifiquem abordagens como o Steam, além de outras metodologias ativas – que estimulam a participação dos alunos na construção do conhecimento.
O aumento do número de escolas que ofertam o tempo integral foi um dos pontos destacados pelo governo do Espírito Santo e pela Prefeitura de Vitória, durante o Meeting Tribuna de Educação.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a gestão atual recebeu 32 escolas em tempo integral e, com a ampliação nos últimos anos, hoje já são 184 unidades. “Devemos anunciar mais escolas para o próximo ano”.
O secretário enfatizou que, além das escolas em tempo integral, há também investimentos hoje nas chamadas Escolas do Futuro, voltadas para a inovação. “Para o ano que vem, são 35 escolas novas, chegando a 50 unidades”.
Com a expansão, o programa será expandido para mais 23 municípios, beneficiando diretamente mais de 30 mil estudantes.
O governador Renato Casagrande, na época do anúncio, pontuou que essas escolas estão sendo transformadas com metodologias pedagógicas inovadoras e a incorporação de novos equipamentos, criando um ambiente que conecta alunos, professores e servidores à cultura digital.
A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, também destacou que está em fase final de estudo o número de escolas em que o tempo integral será ampliado. “A gente saiu de quatro escolas de tempo integral para as 30 unidades atuais. Vamos ampliar ainda mais no ano que vem. Temos tempo integral desde a educação infantil até o ensino fundamental”.
Ela citou ainda investimentos com a robótica, mudança em todo o parque tecnológico, e destacou que, nas escolas em tempo integral e parcial, há investimentos voltados às metodologias ativas.
“Temos disciplinas de Projeto de Vida, além de Práticas Experimentais, que são curriculares. Temos incentivado aulas práticas e, nesse contexto, a abordagem Steam é uma filosofia em que se busca ter uma 'mão na massa', para que a criança aprenda fazendo, não só ouvindo”.
Opiniões
Avanço tecnológico
“Em um mundo com tanta velocidade, com tanto avanço tecnológico, não é possível que a gente deixe profissionais da educação para trás. Estamos felizes com o resultado no Espírito Santo no Ideb, mas nós sabemos que a tecnologia anda depressa e temos que andar também”.
Conhecimento
“Esse é um evento importantíssimo, de iniciativa da Rede Tribuna, que qualifica e contribui para a melhoria da educação. Viemos aqui para aprender novas práticas, que sejam atrativas, para que os nossos estudantes possam ter um pedagógico ainda mais desenvolvido”.
Transformação
“Nesse mundo em transformação, o professor precisa estar nessa formação continuada. Estar nesse movimento de compreender a tecnologia – não só do tempo de tela, dos problemas –, mas como algo que possa trazer para o estudante o pensamento crítico, de buscar soluções”.
Base de tudo
“Quero parabenizar a Rede Tribuna pelo evento com tema tão importante, que é o debate da educação. A educação é a base de tudo, transforma pessoas.
Então os governantes, gestores, e nós, da rede particular, temos que investir em educação, porque o retorno vem”.
Saúde para educar
“O modelo atual da educação já vem sendo questionado há um bom tempo. Então, discutir esse tema é importante. Para além disso, também temos que debater a realidade do aluno, do meio que ele vive, assim como valorizar o profissional de educação”.
Comentários