Enade 2024: Alunos fazem prova para avaliar ensino superior no domingo
Enade é realizado por alunos que estão finalizando o ensino superior
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Outra forma de avaliar o ensino superior no País, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024 terá sua prova teórica aplicada no domingo para alunos que estão concluindo cursos em 17 áreas de conhecimento.
Os candidatos que preencheram o Questionário do Estudante podem conferir o local de prova e ter acesso ao Cartão de Confirmação da Inscrição no Sistema Enade.
Para consulta e impressão do documento, o estudante precisa acessar o Sistema Enade, com a senha e o login gerados no portal do governo federal (gov.br).
Apesar de não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante leve o cartão de confirmação no dia da aplicação do exame.
A partir desta edição, o exame terá foco na avaliação dos cursos que formam professores para a educação básica.
O Inep aplicará as provas teóricas, já realizadas antes, e acrescentará uma avaliação da prática dos estudantes de graduações direcionadas à docência.
O objetivo é aprimorar os processos avaliativos e, consequentemente, as evidências a respeito da formação de docentes no Brasil.
O exame será aplicado em cursos de 17 áreas de conhecimento. A edição de 2024 avaliará licenciaturas das áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Inglês, Português, Português e Espanhol, Inglês), Matemática, Música, Pedagogia e Química.
Na Ufes, por exemplo, 1.200 estudantes serão avaliados.
O Enade é realizado anualmente pelo Inep, sendo um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
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