Confira quais serão as novas 35 Escolas do Futuro no ES
Laboratórios de inovação, impressoras 3D e óculos de realidade virtual são algumas novidades oferecidas nas unidades
Escute essa reportagem
O Espírito Santo ganhará mais 35 escolas do futuro a partir do início do ano que vem. Essa é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que tem o objetivo de incorporar metodologias pedagógicas inovadoras e tecnologias ao dia a dia escolar.
Segundo o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, as escolas do futuro são unidades estaduais que trabalham com o tempo integral ou parcial, as quais tiveram implementações dentro de uma perspectiva tecnológica.
Laboratórios de inovação, impressoras 3D e óculos de realidade virtual, por exemplo, podem ser encontrados nelas. Além disso, no cotidiano, os educadores também têm a tecnologia como aliada ao fazerem o uso de inteligências como o Chat GPT.
Vitor ainda afirmou que tais escolas têm uma política de acompanhamento e fomento, diferente das outras instituições que também têm ações tecnológicas, porém que são mais pontuais.
Com essas 35 novas instituições certificadas, o Estado contará com 50 no total. Afinal, em 2023 foram cinco implantadas e neste ano, 10. “O programa está alinhado com as demandas da educação deste século”, comentou Vitor.
Uma unidade que tem a certificação é a Escola Estadual de Ensino Médio (Eeem) Mário Gurgel, em Jabaeté, Vila Velha.
“Ela se destaca pela infraestrutura moderna, que inclui conectividade para toda a equipe escolar, bem como equipamentos tecnológicos como chromebooks, tablets, kits de robótica, impressoras 3D e bibliotecas digitais”, disse o diretor Elias Carvalho Pereira Junior.
“Essas ferramentas são integradas ao cotidiano pedagógico, permitindo o uso de metodologias inovadoras no processo de ensino e aprendizagem”, completou.
Dentre os benefícios do acesso a recursos tecnológicos, o profissional afirmou que isso ajuda o estudante a adquirir importantes habilidades para o mercado de trabalho e a vida moderna, tornando-os aptos a enfrentar as demandas da sociedade contemporânea.
Elias ainda comentou que, com metodologias pedagógicas que utilizam ferramentas como a realidade aumentada e a inteligência artificial, o ensino se adapta às necessidades individuais dos estudantes, tornando o processo educacional envolvente e eficiente.
Além do diretor, quem também atua na Mário Gurgel e tem o compromisso com a educação cada vez mais inovadora é a coordenadora pedagógica Sandra Márcia de Souza e o professor de Informática Kayo Assis.
FIQUE POR DENTRO
Programa Escolas do Futuro
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, essa iniciativa tem como objetivo melhorar a infraestrutura tecnológica das unidades escolares e oferecer aos estudantes experiências de aprendizagem significativas.
Sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos, práticas investigativas, gamificação, robótica e programação fazem parte das ações.
A tecnologia está presente na mão do estudante, na prática do professor e nas ações da equipe gestora. Os recursos digitais transformam a escola em um espaço interativo.
Recursos tecnológicos
Laboratórios virtuais e simuladores, kits de robótica e arduino, impressora 3D e máquina de corte a laser, óculos VR, realidade aumentada, computadores, laptops, tablets, lousas interativas, chromebook, smartphone, entre outros.
Números
Atualmente, o Estado conta com 15 escolas certificadas. Em 2023 foram implantadas cinco e, neste ano, outras 10 receberam a metodologia. A partir do ano que vem, o Espírito Santo terá 50 delas.
Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação, finalizou explicando que o objetivo é que 25% da rede estadual, a qual conta com mais de 380 unidades, tenha essa certificação.
Matrícula
A matrícula em uma escola do futuro ocorre como é realizada nas outras. Quem desejar estudar em uma das novas unidades deve ficar atento para a próxima chamada escolar.
As 35 novas certificadas:
Ceefmti Afonso Cláudio, em Afonso Cláudio.
Eeefm São Jorge, em Brejetuba.
Ceefmti Daniel Comboni, em Ecoporanga.
Eeefm João Bley, em Castelo.
Ceefmti Senador Dirceu Cardoso, em Muqui.
Eeefm Fernando de Abreu, em Atílio Vivaqua.
Ceefmti Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim.
Ceefmti Nair Miranda, em Fundão.
Eeem Clóvis Borges Miguel, Serra.
Eeefm Emílio Oscar Hulle, em Marechal Floriano.
Eeefm Alzira Ramos, em Cariacica.
Ceefmti Professor José Leão Nunes, em Cariacica.
Eeefm Ana Lopes Balestrero, Viana.
Eeefm José Vitor Filho, Cariacica.
Ceemti Baixo Guandu, Baixo Guandu.
Eeefm Prof Aleyde Cosme, Itarana.
Eeefm Padre Antônio Volkers, em Marilândia.
Eeefm Bernardo Horta, em Irupi.
Eeefm Prof.ª Maria Trindade de Oliveira, Ibatiba.
Ceefmti Henrique Coutinho, Iúna.
Eeefm Pedro de Alcântara Galvêas, em Dores do Rio Preto.
Ceefmti Aristeu Aguiar, em Alegre.
Eeefm João Neiva, em João Neiva.
Eeefm Cândido Portinari, em Sooretama.
Eeefm Ermentina Leal, em Aracruz.
Eeefm Antônio dos Santos Neves, em Boa Esperança.
Eeefm Prof Ana Portela de Sá, em Vila Pavão.
Eeem Nossa Senhora de Lourdes, em Pinheiros.
Ceefmti Manoel Duarte da Cunha, em Pedro Canário.
Eeefm Santo Antônio, São Mateus.
Eeefm Wallace Castello Dutra, em São Mateus.
Eeem Agenor Roris, em Vila Velha
Ceefmti Assisolina Assis Andrade, em Vila Velha.
Eeefm Agenor de Souza Lé, em Vila Velha.
Ceefmti Prof Maura Abaurre, em Vila Velha.
Fonte: Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação.
Comentários