Procuram-se meninas para contribuir com o futuro da Ciência
Edição deste ano do prêmio será dedicada às estudantes do ensino médio e graduação que desejam seguir uma carreira científica
Escute essa reportagem
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está em busca de meninas e mulheres cientistas para participarem do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, na categoria “Meninas na Ciência”. Esta é a 6ª edição do prêmio, dedicada, neste ano, às estudantes do ensino médio e graduação que desejam seguir uma carreira científica.
As inscrições estão abertas e vão até o dia 31 de outubro. As vencedoras serão anunciadas até 20 de janeiro de 2025. Segundo a SBPC, o objetivo é reconhecer jovens talentosas cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no País.
Serão selecionadas seis vencedoras: três alunas do ensino médio e três da graduação, distribuídas entre as três áreas do conhecimento - Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. As ganhadoras receberão um troféu e terão a chance de apresentar seus trabalhos na 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025. Além disso, elas participarão de uma mentoria exclusiva com pesquisadores renomados.
Graduandas da Faesa, Lorena Moreira, Thaís Custódio, Virginia Monteiro e Natalia Pianca participam do Projeto “Empoderando meninas: tecnologias como ferramenta de transformação”, programa da faculdade em parceria com a Fapes, e estão na expectativa de poder participar.
A professora Helena Luiza Lopes, do Comitê de Tecnologia Educacionais da Faesa e coordenadora do projeto, diz que o programa está qualificando as universitárias para atender alunas de uma escola pública de ensino médio da Grande Vitória. “Queremos fazer a inserção dessas alunas no mundo tecnológico. Em cada módulo de aulas, essas meninas vão desenhar um projeto, que pode ser um site, por exemplo”.
Para a doutora em Educação Edna Tavares, motivar meninas e mulheres a participarem é sempre enriquecedor. “É diferente e especial ter um edital dedicado às meninas e mulheres. Concursos como esse podem contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional, quebrando barreiras para o acesso e permanência delas nos espaços científicos e acadêmicos”.
Saiba mais
Prêmio
O Prêmio Carolina Bori é uma iniciativa lançada pela SBPC em 2019 e que já premiou 22 cientistas. Cada ano, uma categoria é contemplada: “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”.
Nesta 6ª edição, a premiação, na categoria “Meninas na Ciência”, é dedicada às estudantes, do Ensino Médio e Graduação que desejam seguir uma carreira científica.
Selecionadas
Nesta edição do prêmio, serão selecionadas seis vencedoras: três alunas do Ensino Médio e três da Graduação, distribuídas entre as três grandes áreas do conhecimento (Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra).
Prêmio
As ganhadoras receberão um troféu e terão a chance de apresentar seus trabalhos na 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025.
Além disso, elas participarão de uma mentoria exclusiva com pesquisadores renomados, proporcionando uma oportunidade de desenvolvimento em suas carreiras científicas.
A cerimônia de premiação acontecerá em 11 de fevereiro de 2025, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, em um evento especial transmitido ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.
Inscrições
As inscrições para o prêmio estarão abertas de 2 de setembro a 31 de outubro de 2024, e as vencedoras serão anunciadas até 20 de janeiro de 2025.
Para se inscrever basta acessar o link https://bit.ly/6PremioCarolinaBori.
Como participar
As interessadas devem ser indicadas por professores, orientadores, coordenadores de escola ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais.
Nesta categoria “Meninas na Ciência”, é necessário também anexar ao formulário de inscrição o projeto ou e atividade científica realizada, no seguinte modelo: 1) resumo e justificativa do projeto/atividade; 2) objetivos; 3) métodos utilizados para desenvolver o estudo; 4) resultados e conclusões.
A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades desempenhadas com ajuda do professor-orientador.
Mais informações podem ser obtidas pelo site https://portal.sbpcnet.org.br/.
Fonte: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Comentários