“Time de feras” dá dicas para tirar 1.000 na Redação
Professores orientam descanso um dia antes do exame, sem a produção de textos. Uma leve revisão, porém, é recomendada
Escute essa reportagem
A Redação é um ponto forte para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e seu resultado pode ser um fator decisivo para o ingresso do vestibulando em uma universidade.
Amanhã, essa parte da prova do Enem será realizada junto com outras 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Especialistas passaram as últimas dicas para os candidatos alcançarem um bom desempenho e, quem sabe, tirar a nota 1.000.
Segundo Isabella Colmanetti, professora e coordenadora de redação do Madan, hoje precisa ser um dia de descanso e tranquilo, sem a produção de textos. Uma revisão mais “leve”, porém, é recomendada.
“O que o estudante pode fazer no sábado é revisar os textos que escreveu ao longo do ano, revisar as considerações dos professores nesses textos e os temas que viu”.
Na produção da Redação, Joelson de Maria Rocha, professor de Linguagens e de Redação no Colégio Marista e no Madan, afirmou que a principal dica é a atenção à frase-tema para afastar qualquer risco de fuga ou de tangência do tema.
“Lembremos que, em 2020, a frase-tema era: 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'. O participante não deveria falar sobre as causas das doenças mentais, mas sim sobre os estigmas (preconceito) que envolvem as doenças mentais. Minha dica: use as palavras-chave (ou sinônimos) da frase tema na introdução”.
Já Carlos Lima, professor de Redação da Escola SEB Vila Velha, diz que o vestibulando não pode fugir da técnica da redação do Enem.
“O aluno tem que dividir os parágrafos em partes. No primeiro, tem a contextualização, tema e tese; no desenvolvimento tem que ter o repertório, a argumentação, as ideias que vão sustentar a tese dele; e na última parte, não pode deixar de colocar a famosa proposta de intervenção”, afirmou.
Professor de Redação do Centro Educacional Leonardo da Vinci e da Escola Monteiro, Lúcio Manga destacou possíveis temáticas.
“Penso muito na área ligada ao meio ambiente, com preservação, sustentabilidade, poluição e produção de lixo. Também tem a área da criança e do adolescente, com o trabalho infantil e a evasão escolar. Há a questão relacionada às estruturas sociais de conflito, como o sistema carcerário e a dificuldade de ressocialização”.
SAIBA MAIS
Texto de até 30 linhas
Enem 2024
NO PRIMEIRO dia do Enem, que será amanhã, serão aplicadas a prova de Redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
NA REDAÇÃO, o candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre a temática proposta na prova.
Os portões abrem ao meia-dia e a prova será das 13h30 às 19h (às 20h para participantes com tempo adicional e 21h para aqueles que farão a videoprova em libras).
Fonte: Pesquisa A Tribuna.
FIQUE POR DENTRO
Dicas para a redação
1 É importante o estudante neste sábado e domingo cuidar da alimentação, buscando refeições leves, que não exijam tanto do corpo na digestão, e realizar atividades que reduzam o estresse, como exercícios físicos leves ou lazer tranquilo, como natação ou bate-papo com amigos e familiares.
2 É fundamental que neste sábado o aluno descanse. Se quiser, é interessante revisar, no entanto, produzir textos e estudar conteúdos que não havia estudado antes não são ações recomendadas.
3 É positivo o aluno ir para a prova com uma estratégia. Ele precisa saber se funciona melhor começar pela Redação ou pelas outras questões, ou se é melhor quando mescla as questões. Esse tipo de ordem não é regra e varia de pessoa para pessoa.
4 Antes de fazer o rascunho e o texto final, é recomendado planejar o texto e encadear as principais ideias. Por exemplo, definir o que será tratado na introdução, se tem relação com o que será abordado na argumentação.
5 Demorar demais e ser perfeccionista no momento do rascunho é um erro, pois o estudante perde bastante tempo.
6 Fazer uma redação muito curta não é uma ação recomendada. Aproveite as 30 linhas para desenvolver suas ideias.
7 O vestibulando deve se atentar ao número mínimo de linhas, que é de 7, para não zerar.
8 O candidato deve ter sempre atenção à frase-tema para afastar qualquer risco de fuga ou de tangência do tema.
9 O aluno não pode copiar trechos da própria coletânea da Redação. Porém, é possível fazer paráfrases.
10 O estudante não pode usar linguagem informal na Redação.
11 O vestibulando não pode se identificar no texto final.
12 O estudante não deve fugir da técnica da Redação e esquecer de desenvolver os parágrafos. O final do texto, por exemplo, é voltado para a famosa proposta de intervenção.
13 Depois que a redação for finalizada, é fundamental fazer uma revisão e observar se há erros gramaticais, se o tema está sendo trabalhado no texto, se não deixou algo de fora (como a proposta de intervenção).
Fonte: Especialistas consultados nesta reportagem.
Comentários