Segredo do sucesso das escolas públicas do ES no ensino médio e no Enem
Secretário de Educação, Vitor de Angelo explicou os segredos do sucesso das escolas públicas no cenário nacional e até internacional
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A liderança do Espírito Santo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizado pelo Ministério da Educação, é um resultado decorrente de esforços estratégicos para ampliar a qualidade da educação pública capixaba.
Com o intuito de promover o debate sobre a educação, o jornal A Tribuna traz uma entrevista especial com Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação, no projeto “A Tribuna no Enem”, para discutir as conquistas e os desafios para os próximos anos.
O Estado alcançou o 1º lugar no ranking nacional, quando avaliado o ensino médio tradicional e o ensino médio integrado à educação profissional. Além disso, obteve o 2º melhor desempenho no ranking geral, atrás apenas do Paraná.
O secretário explica alguns dos “segredos” por trás da conquista no ensino médio e também no Enem. Para ele, a expansão do ensino em tempo integral está relacionada ao êxito no Ideb.
“No âmbito da rede estadual, não há nenhum município que não tenha, ao menos, uma escola em tempo integral no Espírito Santo. Isso nos ajudou a alcançar o primeiro lugar na nota do Ideb e a projetar o Estado a um reconhecimento nacional e, até mesmo, internacional”.
Ele exemplifica que educadores de outros países latino-americanos, como a Argentina, o Uruguai, o Chile e o México, já fizeram intercâmbio no Estado para conhecer como funciona o modelo capixaba de escola em tempo integral.
“Esse intercâmbio é sempre muito importante. Temos muito a ensinar, e é ótimo que seja assim, mas temos muito a aprender. Educação é compartilhamento, é tentar iluminar um pouco o caminho um do outro, e cada um naturalmente aplica o que aprende à própria realidade”.
Para o plano de ações voltadas à educação no pós-pandemia, o secretário aponta que a Secretaria de Estado de Educação (Sedu) está focada em assegurar a progressão da aprendizagem dos estudantes.
“Temos feito um programa consistente de alfabetização na idade certa, em parceria com os municípios. Além disso, a pandemia agravou a distorção idade-série e, com o Programa Sucesso Escolar, asseguramos a progressão da aprendizagem e a continuidade da trajetória de sucesso escolar dos estudantes”.
Confira a entrevista completa:
“Queremos ampliar as conquistas” - Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação
- A Tribuna: Como os alunos finalistas das escolas estaduais se preparam para o Enem?
Vitor de Angelo: Há um tempo, temos um projeto chamado Pré-Enem. Ofertamos aulas preparatórias presenciais, remotas, síncronas (em tempo real), assíncronas (em momentos diferentes). É uma forma de fortalecer o trabalho realizado no dia a dia das escolas. Naturalmente, os alunos têm aulas diárias e, como atividade extracurricular, temos esse “cursinho” que chamamos de Pré-Enem.
- Mais da metade dos estudantes tiveram desempenho superior a 600 pontos em Redação. O que explica isso?
Há um fortalecimento das aulas de Redação. No Enem, os alunos escrevem um texto dissertativo-argumentativo, e é sempre interessante analisarmos esse resultado. No ano passado, investigamos e descobrimos que quando os alunos estudam um tipo textual de forma dedicada, eles se saem melhor.
Na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), quando eles precisam lidar com diversos gêneros textuais, há maior dificuldade. Isso significa que o trabalho dedicado, orientado, quando bem executado, funciona. Temos uma plataforma tecnológica, inclusive, que corrige as redações e dá feedbacks aos estudantes.
- Como ela funciona?
O estudante faz uma redação para que a plataforma possa corrigi-la automaticamente. Ela é capaz de apontar se um texto traz um bom repertório, se tem fluidez, se está bem conectado e se há estratégias de argumentação.
É importante, contudo, reforçarmos: nossa ideia nunca é tirar o professor de cena. Na verdade, a plataforma cria melhores condições para o professor intervir, após os principais erros serem identificados.
- Como essas medidas da preparação para o Enem se refletem na vida dos estudantes?
Eu acho que traz muito mais confiança. Falamos da Redação, mas o Pré-Enem não trata apenas isso. Ele foca em todas as áreas, e, portanto, quando oferecemos aos estudantes a condição de fazer um curso preparatório extracurricular, de dentro do nosso currículo, isso se reflete nas diversas competências envolvidas no Enem.
Muitos estudantes alcançam, portanto, o ensino superior, seja em uma instituição pública, seja com bolsas parcial e integral. Além do Programa Universidade para Todos (Prouni), temos o Nossa Bolsa, um programa próprio com recursos da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para democratizar o acesso às faculdades. Por meio dele, os alunos conseguem bolsas em faculdades privadas do Estado.
Queremos ampliar ainda mais as conquistas na educação. A educação básica tem um objetivo a ser plenamente resolvido: garantir uma trajetória de sucesso para todos até o fim do ensino médio.
SAIBA MAIS
Qualidade da educação
> O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) é um indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil.
> Ele é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações.
> É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.
> Quando avaliado o ensino médio tradicional e o ensino médio integrado à educação profissional, o Espírito Santo lidera a avaliação. Nesse quesito, o Estado alcançou 4,8 pontos, juntamente com Goiás.
> Entre os fatores que explicam o resultado do Ideb no Espírito Santo, estão o desenvolvimento de intervenções pedagógicas que visam reduzir as desigualdades e dificuldades de aprendizagem; o apoio aos municípios por meio do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes); o monitoramento da frequência dos estudantes e o monitoramento do aprendizado por meio das avaliações externas.
Fascículos do Enem
Todas as terças e quintas-feiras, até 24 deste mês, o jornal A Tribuna publica fascículos com conteúdos para estudo para o Enem 2024. São nove fascículos divididos entre Linguagens, Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Redação. Junto aos fascículos serão publicadas também no canal Tribuna Online no YouTube e nos principais tocadores de podcasts uma série de entrevistas. Hoje é dia de entrevista especial com Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação.
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