Ufólogo entre as profissões reconhecidas pelo Ministério do Trabalho
Estudo de ovnis e da possível existência de ETs está entre as novas profissões na lista, assim como confeccionador de perucas, num total de 19
Escute essa reportagem
Em um processo de mudanças constantes, o mercado de trabalho também passa por alterações a cada ano. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Organização Internacional do Trabalho anunciaram a inclusão de 19 novas profissões à Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Entre elas estão ufólogo – dedicados a pesquisar e investigar o aparecimento de objetos voadores não identificados –, confeccionador de perucas, facilitador de biodança, brinquedista e lactarista – responsável por preparar e cuidar da nutrição dos bebês em creches e hospitais.
Outras opções na lista foram analista de sucesso do cliente, de experiência do cliente, ergonomista, biólogo em meio ambiente e diversidade e biólogo em saúde.
Terapeuta Reiki, instrutor de Yoga, instrutor de meditação, facilitador de grupos de movimento, hidrojatista, monitor de animais domésticos, condutor de cães domésticos, instrutor de mobilidade com cães-guia e condutor escolar também integram a lista.
O MTE informou que a atualização e novas inserções são feitas de forma periódica. Para isso acontecer, é necessário que entidades e associações de trabalhadores façam a solicitação, que é analisada pelo órgão.
O conselheiro da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Espírito Santo (ABRH-ES), Cosme Peres, destacou que todas as empresas precisam associar cada um dos seus cargos a uma ocupação do CBO. “Nesse sentido, a inclusão de novas ocupações, assim como a atualização das existentes, é importante para que esse alinhamento aconteça da forma mais coerente possível”.
Ele salientou que, historicamente, o mercado de trabalho é influenciado por questões culturais e, por isso, sempre esteve em constante mudanças. “Porém nos últimos anos assistimos uma aceleração dessas mudanças, graças aos avanços tecnológicos e às mudanças geracionais. Para tornar a questão ainda mais complexa, tudo isso acontece em um momento em que temos várias gerações convivendo juntas no mercado de trabalho”.
A diretora da Center Recursos Humanos, Eliana Machado, destacou que a inclusão de novas ocupações na lista é de grande importância para os profissionais que exercem as funções. “Com a modernização do mercado de trabalho muitas funções foram extintas ou adaptadas, mas muitas também surgem”.
Dentre as novas ocupações, ela destacou as funções como profissionais que passeiam com animais. “Agora não é mais um 'bico' passear com o animal. Hoje é uma função que é necessária, que existe e que as pessoas são remuneradas por ela. Passa a ser reconhecido também pelo CBO”.
Saiba mais
O que é a CBO?
A Classificação Brasileira de Ocupações, instituída em 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho.
A listagem, que tem mais de 2,7 mil ocupações, tem fins classificatórios junto aos registros administrativos dos profissionais.
A CBO não é o mesmo que a regulamentação de profissões, que é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso, e levada à sanção do Presidente da República.
Atualizações
A CBO passa periodicamente por atualizações. A última delas, feita em junho, atualizou 424 funções e incluiu outras 19 ocupações.
Para novas inclusões, é necessário que entidades e associações de trabalhadores façam a solicitação ao MTE, que forma um grupo para avaliação do requerimento.
Novas inclusões
1- Analista de sucesso do cliente
É o profissional responsável por compreender as necessidades dos clientes, a fim de propor melhorias, e garantir a satisfação deles.
2- Analista de experiência do cliente
Profissional especializado na retenção e experiência do consumidor.
3- Ergonomista
É o responsável por tornar o ambiente trabalho mais eficiente e seguro.
4- Biólogo em meio ambiente e diversidade
Profissional formado em Ciências Biológicas que atua na área de meio ambiente e diversidade.
5- Biólogo em saúde
Função na área da saúde ocupada por formado em Ciências Biológicas.
6- Facilitador de biodança
A biodança integra música, movimento e atividades em grupo. O objetivo é que as pessoas possam se reconhecer dançando e caminhar de forma mais plena pelo mundo.
7- Terapeuta Reiki
Técnica considerada como terapia integrativa, em que o terapeuta estende suas mãos sob o paciente para canalizar energia vital universal
8- Instrutor de ioga
Atua como instrutor das técnicas variadas de ioga, que combinam posturas físicas, técnicas de respiração e meditação.
9- Instrutor de meditação
Profissional que atua nas diversas técnicas de meditação.
10- Facilitador de grupos de movimento (bioenergética)
Facilita a Bioenergética, prática integrativa e complementar.
11- Brinquedista
O profissional se ocupa de selecionar o acervo da brinquedoteca, conforme a idade e o ambiente onde as crianças estão inseridas.
12- Lactarista
Responsável por preparar e cuida da nutrição dos bebês em creches e hospitais;
13- Hidrojatista
Responsável por operar equipamentos de hidrojateamento (que utilizam água sob alta pressão)
14- Confeccionador de Perucas
responsável por confeccionar perucas.
15- Ufólogo
Pesquisadores e estudiosos de fenômenos relacionados ao avistamento de objetos voadores não identificados (Ovnis) e extraterrestres.
16- Monitor de animais domésticos
Ajudam animais a gastar energia e a socializar com outros bichos da mesma espécie.
17- Condutor de cães domésticos
Passeador de cães.
18- Instrutor de mobilidade com cães-guia
responsável pela interação entre a pessoa com deficiência visual e o animal.
19 Condutor escolar (terrestre)
Profissional que realiza a condução do estudante desde sua residência até a escola.
Comentários