X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Pessoas com 50 ou 60 anos voltam aos estudos para disputar concursos públicos

Número de pessoas com mais de 50 e até mesmo de 60 anos que se preparam para virar servidor tem crescido no Estado e em todo o País


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pessoas com 50 ou 60 anos voltam aos estudos para disputar concursos públicos
Pessoas com 50 ou 60 anos voltam aos estudos para disputar concursos públicos |  Foto: © Divulgação/Canva

Cinquentões e idosos estão voltando aos estudos — e até as salas de aulas — para se preparar, serem aprovados em concursos públicos e, inclusive, realizar o sonho de uma nova carreira.

A tendência é de crescimento desse público na concorrência por cargos públicos, segundo especialistas. Muitos estão buscando oportunidades para continuar ativos e contribuir com seu conhecimento e experiência.

Está havendo um crescimento considerável de idosos voltando às salas de aula para cursinhos, em busca de concursos para áreas a exemplo de educação, saúde, administrativa e até para a segurança, segundo o José Quirino, professor da Bravo Concursos.

“Observamos que os idosos estão tomando conta da parte de concurso público. É claro que tem os concursos específicos. Até na área de segurança, no caso do Iases (Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo)”, destacou.

A expectativa de vida aumentou, e hoje muitas pessoas chegam a essa faixa etária com plena capacidade produtiva, energia e disposição para assumir novos desafios profissionais, explicou o advogado e professor de preparatório para concursos Alexandre Amorim.

“Há quem veja nessa fase da vida a chance de finalmente realizar o sonho de seguir uma nova carreira ou, ainda, complementar a renda após a aposentadoria”, disse.

Sempre tem alunos com mais de 50 anos interessados em determinados concursos, segundo Ivone Goldner, professora e diretora pedagógica do CEP Concursos.

“Gostam muito desses concursos que não exigem prova física. São pessoas que ou já se aposentaram na iniciativa privada e buscam outra fonte de renda no serviço público, porque pode acumular a aposentadoria do INSS mais remuneração de um cargo público”, afirmou.

Os 50+ têm a experiência de vida acumulada e as informações ao longo da vida, com certeza, ajudam na hora de fazer uma prova, como na questão do equilíbrio emocional, destacou Ivone.

“Tenho casos de alunos que passaram (em concursos) depois dos 50 anos. Uma senhora, anos atrás, já tinha quase 60 anos. Ela tinha se separado do marido e se viu numa situação muito difícil. Resolveu estudar para concurso, veio para o CEP, passou primeiro num concurso que pagava menos, foi galgando cargos super altos e chegou a ser auditora do Tribunal de Contas do Estado”, contou.

50+ e idosos em concursos

Professores de cursinhos destacam a tendência crescente de pessoas acima dos 50 anos buscando concursos públicos.

São casos de quem já se aposentou na iniciativa privada e busca outra fonte de renda no serviço público, porque pode acumular a aposentadoria do INSS mais remuneração de um cargo público, ou que tiveram carreira profissional toda na iniciativa privada, mas que perderam seus empregos, muitas vezes exatamente em razão da idade.

Os concursos são uma excelente oportunidade para esse público continuar se envolvendo ativamente na sociedade, utilizando sua experiência e conhecimento para contribuir com o bem-estar de todos.

Possibilidades de carreira

>Concursos para áreas administrativas, judiciárias, tribunais de contas, órgãos legislativos, Ministério Público e Defensorias Públicas costumam ser bastante atraentes.

>Esses cargos têm rotinas estáveis, menor desgaste físico e valorizam bastante a capacidade intelectual e a experiência profissional anterior.

>Além disso, cargos que exigem contato direto com o público, como atendimento ou gestão de equipes, também são ideais para pessoas mais maduras, pela maior facilidade em lidar com situações delicadas e resolver conflitos com equilíbrio e serenidade.

>Procurar trocar experiências com outros concurseiros mais jovens é uma forma interessante de elucidar as dúvidas e anseios relacionados às questões das provas.

Legislação

>É importante destacar que, para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) prevê expressamente prioridade em casos de empate na classificação dos concursos públicos, o que reforça o incentivo à participação desse público.

>O limite para aposentadoria compulsória de servidores públicos é de 75 anos. A orientação é que quando estiver próximo de completar essa idade, o servidor entre em contato com a unidade de gestão de pessoas do seu órgão para se informar sobre os fundamentos de aposentadoria para garantir o benefício mais vantajoso.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: