Mais de 30 mil carros em portos do ES até o fim do mês
Número de veículos importados, sobretudo elétricos chineses, que chegam pelo mar ao Espírito Santo tem batido recordes
Escute essa reportagem
No ano passado, o Espírito Santo se destacou como o Estado que mais recebeu carros importados no país. Neste ano, de janeiro a março, o número de veículos importados pelos portos de Vitória e Vila Velha triplicou, se comparado com 2023.
E o volume de chegada de veículos deve continuar crescendo. A reportagem apurou que até o final deste mês há uma previsão de chegar ao Brasil, - pela Vports, que administra os terminais de Vitória e Vila Velha - , um número recorde de importação de carros.
Segundo fontes portuárias, a previsão é chegar ao Estado mais de 30 mil veículos, principalmente elétricos.
No primeiro trimestre deste ano, 43 mil automóveis foram importados, contra 14 mil no primeiro trimestre de 2023 - um aumento de 207%.
Espaço
Reportagem recente publicada em A Tribuna, mostrou que as empresas estão buscando ampliação das áreas alfandegárias, para armazenamento temporário dos carros, que estão lotadas.
Grande parte desses veículos são elétricos e híbridos e vem da China, de marcas a exemplo de BYD e GWM, e de outros países com as marcas Honda, Mercedes e Volvo.
Com tantos carros chineses sendo exportados, já estão faltando navios no país asiático. A China dispõe da oitava maior frota marítima do mundo, com 33 navios que transportam automóveis, segundo a consultora marítima Veson Nautical.
Para reverter a situação, empresas chinesas já encomendaram 47 novos navios, o que representa um quarto de todas as encomendas mundialmente.
Na rota de navio gigante de chinesa
O Espírito Santo está na rota para receber navio gigante da China, trazendo carros elétricos. Na última segunda-feira, uma embarcação atracou no Brasil, no Porto de Suape, em Pernambuco.
Com a maior movimentação de carros da história do Porto de Suape em uma única vez, o navio trouxe 5.459 veículos para abastecer o mercado nacional, visando atender à alta demanda dos brasileiros por carros elétricos e híbridos da BYD.
A embarcação mede 199,9 metros de comprimento, levou 27 dias em uma viagem da China ao Brasil e deve retornar ao país de origem.
Esta é a segunda viagem do navio, que tem 23 tripulantes, a maioria deles da Bulgária.
João Paulo de Barros, gerente regional de vendas da BYD, disse que o Estado deve receber esse navio gigante até o final do ano. No entanto, ele explica que ainda não há prazo e também não é possível afirmar se será a mesma embarcacação que atracou em Pernambuco ou se será outro navio semelhante.
Apenas nos cinco primeiros meses do ano, a BYD já emplacou mais de 21 mil unidades no País, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, (Fenabrave).
Comentários