“Desconfie de ofertas tentadoras”, alerta delegada para empréstimos facilitados
Ofertas podem esconder a ação de golpistas
Escute essa reportagem
Antes de contratar empréstimos, é preciso desconfiar de promessas de vantagens exageradas, já que ofertas tentadoras de juros reduzidos podem esconder ação de golpistas, que sempre estão prontos para dar o bote.
O alerta é da titular Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, delegada Milena Gireli, que avisa: “Os golpes e o abuso financeiro são crimes e os responsáveis serão punidos”.
Leia mais sobre o assunto em Economia
No caso do abuso financeiro, a pena prevista é de reclusão de um a quatro anos e multa, conforme Estatuto da Pessoa Idosa. “Porém, esse crime geralmente se soma a outros, como ameaças, maus tratos e, infelizmente, na maioria dos casos, são cometidos por pessoas da família”.
Ela conta que muitas vezes, aposentados e pensionistas são ameçados por filhos e netos. Por medo ou achando que a velhice é um fardo, acabam cedendo e fazem empréstimos, abrindo mão de comprar medicamentos e até alimentação.
Há casos até de netos que usam o dinheiro para pagar plástica para namoradas, bem como de filhos que pegam o dinheiro para comprar veículos.
Empresas são punidas por irregularidades, diz Febraban
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que neste ano 1.326 medidas administrativas foram aplicadas a empresas correspondentes no país pela Autorregulação do Consignado por irregularidade na oferta do produto a consumidores. As medidas foram aplicadas em abril deste ano.
São duas advertências e uma suspensão temporária (10 dias). Quatro agentes de crédito também atingiram a pontuação máxima, de 20 pontos, e estão impedidos de atuar em nome dos bancos da Autorregulação do Consignado por 12 meses.
A Febraban disse que o consumidor pode verificar se o correspondente é certificado e está apto a oferecer crédito consignado em nome dos bancos. A consulta é realizada por meio do CPF do profissional na base de dados da Central de Registros de Certificados Profissionais (www.crcp.org.br).
Além disso, destaca que a plataforma “Meu Bolso Em Dia Febraban” há informações sobre os diferentes tipos de empréstimos disponíveis no mercado.
Comentários