Lucro com o agro vivendo na cidade
Não é preciso morar no campo para investir, havendo opções como franquias, consultoria e aplicações, entre elas as Letras de Crédito
Escute essa reportagem
Além de impulsionar a performance, produtividade e reduzir custos, as inovações tecnológicas no agronegócio têm garantido a possibilidade de investir no setor sem precisar deixar a cidade para morar no campo.
Os investimentos na área da tecnologia no campo, além de outras formas de aplicações financeiras, ainda podem garantir lucros com o agro, segundo especialistas.
O CEO da Agro Atlas Brasil, Welber Sant’Ana, destacou que a implementação de tecnologias como drones e inteligência artificial (IA) tem revolucionado a agricultura.
Sant’Ana é um dos organizadores do Agro Atlas Experience, evento para líderes e empreendedores do setor agro, que acontece hoje em Vitória.
Ele destacou que as inovações permitem o monitoramento contínuo das lavouras, fornecendo dados em tempo real que auxiliam os agricultores a tomar decisões. A tecnologia ainda reduz o risco de perda de safra e melhora a qualidade do produto final.
“Além disso, a precisão na aplicação de fertilizantes e pesticidas proporcionada pelo equipamento garante a utilização eficiente dos insumos, direcionando-os exatamente onde são necessários. Isso economiza recursos, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis”, frisou.
Para quem nunca foi do agronegócio, deseja empreender e não quer deixar a cidade, ele destacou que o modelo de franquia pode ajudar. “Auxiliamos a formatar o modelo de negócio desde o início, fornecendo todo o treinamento, planejamento de drones para serem comprados e entrega do know-how”.
Hoje, segundo Welber, eles já atuam em 14 tipos de lavouras.
O economista e consultor José Márcio Barros destacou outras formas de obter lucro hoje com o agronegócio. Uma delas é na consultoria de crédito.
“Pessoas que atuam no mercado financeiro, por exemplo, podem oferecer soluções financeiras para produtores, que seria onde elas podem conseguir crédito mais barato, com prazo mais longo, com linhas subsidiadas. No mercado hoje, há muitas opções voltadas para investir em energias limpas, por exemplo”.
Outro bom investimento na área, segundo ele, é em LCA (Letra de Crédito do Agronegócios).
“Há bancos que oferecem linhas de LCA. Uma das vantagens é que nesse caso não é pago o Imposto de Renda sobre o lucro. Além disso, ele é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de crédito), ou seja, é um investimento seguro”, pontuou o consultor.
Algumas opções para ganhar com o agro
Tecnologia e franquia
- Exemplos para investir no campo são as novas tecnologias e inteligência artificial.
- A Agro Atlas Brasil é uma opção de franquia que oferece um modelo de negócio baseado na utilização de drones no campo, incluindo a aplicação precisa de produtos agrícolas, mapeamento e monitoramento de áreas, inspeção de culturas, contagem de plantas, geração de mapas de NDVI e suporte à tomada de decisão.
- A solução é composta por um aplicativo exclusivo para operações, gestão financeira, rede de estações meteorológicas, unidade móvel e produtos específicos para controle de deriva e ajuste de calda.
- Dessa forma facilita a operação diária, permitindo a rastreabilidade, monitoramento das condições climáticas, da localização da equipe e também a geração automática de relatórios completos de aplicação.
Modernização
Há dois anos, o produtor rural Matheus Marin, 24, resolveu modernizar as lavouras da família – de café, banana e pimenta do reino –, levando a tecnologia para o campo.
“Começamos a usar os drones como forma de otimizar o serviço e driblar o problema que temos ainda com a falta de mão de obra no campo. Hoje, eles atuam para uso de defensivos e de nutrição, pulverizados em parte da produção. Tem sido muito boa a experiência”.
LCA
- Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um investimento de renda fixa emitido por instituições financeiras públicas e privadas.
- O valor captado na LCA é destinado, principalmente, para empréstimos a produtores rurais que precisam do dinheiro para comprar maquinário e insumos.
- Entre as vantagens, a LCA é livre de Imposto de Renda ou qualquer outra tributação sobre o seu rendimento.
- Investimentos em LCA são considerados de baixo risco.
- Conta com cobertura do Fundo Garantidor de Crédito.
CRA
- O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é um título de renda fixa da categoria de crédito privado.
- Tem como objetivo de financiar o setor agrícola.
- CRA costuma ter bons retornos em longo prazo, além de sua rentabilidade ser isenta de imposto de renda para pessoas físicas.
Fiagro
- O Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, é um tipo de fundo que aplica recursos em ativos relacionados com o agronegócio.
- O fundo capta os recursos de investidores e o gestor direciona para aplicações do agronegócio, como terras agrícolas, atividades produtivas, entre outros.
- Essa categoria de investimentos foi criada em 2021, para expandir o acesso a ativos do agronegócio para pessoas físicas também, visto que antes estavam disponíveis apenas a investidores institucionais.
- Desse modo, o Fiagro é uma forma de permitir que investidores com menos capital disponível participem desse mercado.
Ações do Agro
- Outra forma de investimentos é através da bolsa de valores, por meio da compra de ações das empresas ligadas ao setor.
Consultorias de crédito
- O mercado de crédito rural também oferece hoje uma série de linhas que podem ser uma opção para quem atua na área financeira lucrar com o agronegócio.
- Consultorias de crédito podem ajudar produtores a conseguir melhores linhas, com maiores prazos e até subsídios.
Fonte: especialistas consultados.
Comentários