Indústria pede 49 obras para o Espírito Santo
Confederação pede ainda providências como redução do tributo sobre o GNV, melhora na telefonia e um polo cloro-gás-químico
Escute essa reportagem
Duplicação das BRs 101 e 262, expansão do Porto de Vitória, ampliação de redes de gasodutos e melhorias em aeroportos pelo Estado são algumas das 49 melhorias para o Espírito Santo apontadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no estudo “Panorama da Infraestrutura - Região Sudeste”.
O estudo foi lançado ontem pela CNI e é recomendado pela Federação das Indústrias do Estado (Findes), reunindo informações sobre as áreas de transporte, energia, telecomunicações e saneamento básico, bem como os gargalos e as propostas para melhorias da infraestrutura nos quatro estados do Sudeste: Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Para Paulo Baraona, presidente da Findes, a infraestrutura é um dos pilares essenciais para a competitividade da indústria e para atrairmos investimentos nos diversos setores, mas que o País e o Estado ainda estão com uma infraestrutura que deixam a desejar e fazem com que os custos do setor produtivo se elevem.
“Por isso, enquanto Findes e CNI, temos uma atuação proativa e qualificada para mudar essa realidade. É urgente a necessidade de potencializarmos a nossa excelente vocação logística e, assim, criarmos oportunidades e estimularmos cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico do Estado e do Brasil.”
O presidente da CNI, Ricardo Alban, ressaltou que o relatório busca contribuir para a melhoria da infraestrutura na região, fator fundamental para o fortalecimento da indústria e da economia.
“O setor produtivo brasileiro sente o elevado déficit de infraestrutura e os efeitos da deterioração das condições nessa importante área da economia. Estradas sem conservação, energia cara e restrições para o acesso aos principais portos repercutem diretamente na competitividade da indústria nacional e na atração de investimentos para o país”, afirma Alban.
Complexo
O diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, alerta que a construção de uma agenda de investimentos na infraestrutura é um trabalho complexo, considerando um país de dimensões continentais como o Brasil.
“Cada região tem suas particularidades e, portanto, diferentes estratégias devem ser adotadas para atender às necessidades locais, promovendo a eficiência e sustentabilidade dos projetos”.
ALGUNS DOS PEDIDOS DA CNI
Rodovias
BR-262 Direcionar recursos públicos para duplicar o trecho entre João Monlevade (MG) e Viana. E fazer modelagem para concessão parcial e/ou inversão de recursos para duplicação de novo trecho entre Viana e Marechal Floriano.
BR-101: Agilizar a duplicação de trechos da rodovia no sentido Sul e iniciar a do trecho Serra a João Neiva e dos contornos de Fundão e Ibiraçu.
BR-259: Elaborar modelagem para concessão ou inversão de recursos para duplicação da rodovia.
BR-342: Elaborar projeto de engenharia e implantar o trecho de Sooretama à divisa ES/MG.
BR-447/ES: Melhorar o nível de serviço do corredor logístico.
BR-482/ES: Construir o Contorno de Cachoeiro de Itapemirim
ES-381 (BR-381): Reabilitação com recuperação e implantação de acostamentos no trecho entre Nova Venecia e Governador Valadares e implantação de terceiras faixas entre Nova Venecia e São Mateus.
ES-257: Realizar obras de restauração e de duplicação no trecho entre a BR-101 e a ES-010.
Contornos Norte e Sul de Aracruz: Realizar as obras de implantação e pavimentação.
ES-445: Reabilitar a rodovia com implantação de terceiras faixas no trecho entre a BR-101 e a ES-010.
ES-264: Reabilitar e pavimentar a rodovia entre a ES-115 e a Chácara Oriente, além de melhorar a ligação ao Contorno do Mestre Álvaro.
Contorno de Jacaraípe e Nova Almeida
ES-010: Reabilitar a rodovia no trecho de Santa Cruz a Barra do Sahy de Nova Almeida a Santa Cruz.
ES-162: Reabilitar a rodovia no trecho do entroncamento com a BR-101 em Presidente Kennedy ao entroncamento com a ES-060 (Balança).
ES-060: Recuperar a estrutura da ponte sobre o Rio Itabapoana para capacitá-la a cargas pesadas.
ES-429: Reabilitar o trecho entre o entroncamento com a BR-101 em Palmito e Palmital.
ES-010/ES-429: Implantar e pavimentar o trecho de Pontal do Ipiranga no entroncamento da ES-429 a Urussuquara.
Ferrovias
Aumentar a capacidade da Centro-Atlântica para o Estado, hoje limitada a 10 milhões de toneladas por ano.
Ramal Sul da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM): Garantir implantação do trecho de Santa Leopoldina ao Porto de Ubu, Anchieta
Estrada de Ferro Vitória-Rio (EF-118): Determinar se o trecho continua sob concessão ou se fica disponível para autorização. Aprovar projeto e incluir no orçamento da União recursos para implantar o trecho de Anchieta à divisa ES/RJ, com opção de extensão até o Rio de Janeiro.
Ferrovia JK – EF 030: Apoiar a implantação da estrada projetada pela Petrocity Ferrovias.
Ferrovia EF-352: Apoiar a implantação da estrada projetada pela Macro Desenvolvimento.
Portos
De Vitória: Intensificar a atenção e a atuação da Antaq e da Receita Federal sobre as operações da nova autoridade portuária privada
Imetame: Apoiar a realização das obras, garantir a aplicação de incentivos e financiamentos e agilizar licença de operação.
De Barra do Riacho: Apoiar a implantação de novos empreendimentos na área greenfield do porto.
Central: Viabilizar a celebração de contrato take or pay com a Petrobras.
Petrocity: Acelerar a emissão das licenças prévia e de implantação e apoiar a realização das obras.
Aeroportos
De Linhares: modelar concessão conjunta com o aeroporto de Cachoeiro de Itapemirim.
De Itapemirim: executar obras de melhoria em curso, aparelhar o aeroporto e modelar concessão conjunta com aeroporto de Linhares.
De Guarapari: Reformar o terminal de passageiros e reaparelhar o aeroporto, através de convênio entre prefeitura e Ministério de Portos e Aeroportos.
De Baixo Guandu: Reformar e ampliar o terminal de passageiros e reaparelhar o aeroporto, eliminando condições insatisfatórias de manutenção e segurança de voo.
Aeródromo de Ecoporanga: Ampliar a largura, o comprimento e asfaltar a pista de 960m x 42m com revestimento de terra. E construir terminal de passageiros
Aeródromo de Nova Venécia: Ampliar a largura de 10 m da pista que tem comprimento de 1.200 m em revestimento asfáltico e construir terminal de passageiros
Comentários