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Economia

Estudante de Cariacica é disputado por gigantes da tecnologia após criar aplicativo

Com seu professor, o adolescente Matheus Rodrigues Belmoque criou aplicativo que chamou a atenção de chefão da Microsoft


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Imagem ilustrativa da imagem Estudante de Cariacica é disputado por gigantes da tecnologia após criar aplicativo
O professor Bruno Siqueira com Matheus e o aplicativo: contatos de grandes empresas interessadas na inovação |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

O estudante do Sesi de Campo Grande, Cariacica, Matheus Rodrigues Belmoque, de 16 anos, e o professor Bruno Siqueira, de 27 anos, desenvolveram juntos um aplicativo capaz de deixar a vida escolar mais leve, proporcionando organização e minimizando a burocracia. A iniciativa chamou a atenção de empresas grandes e gigantes da área da tecnologia.

O aplicativo foi selecionado pela Microsoft que estava analisando projetos envolvendo sua inteligência artificial Copilot, o que deixou os dois cara a cara com Satya Nadella, o CEO da gigante da tecnologia.

Durante o evento Microsoft AI Tour, em São Paulo, Nadella elogiou o trabalho desenvolvido pela dupla, após dedicar quatro minutos para conversar com eles e saber mais sobre o aplicativo. “Com a visibilidade que tivemos, surgiram oportunidades, grandes empresas mandaram mensagens, e-mails para falar do aplicativo”, contou Matheus.

Na prática, o aplicativo responde a perguntas como: “O que vai cair na prova?”, “Quais atividades tenho de entregar essa semana?”, “Tenho atividade para fazer hoje?”. O aplicativo não só apresenta a lista de pendências com as datas e o link para entrega de atividades como informa se entra ou não no portfólio do aluno.

Os alunos conseguem acompanhar as aulas do dia, informações importantes, percentual de entrega das atividades por determinados períodos. Já para redução de burocracia, simplifica solicitações como a de escolaridade, já que após fazer o pedido na palma da mão, a inteligência artificial faz esse processo.

Matheus já foi campeão regional da Olimpíada Brasileira de Robótica e esse ano recebeu o prêmio de inovação da Olimpíada. E o professor tinha feito uma formação sobre ferramentas da Microsoft, sendo uma delas para criar aplicativos.

“Na sala de aula, o Matheus falava da dificuldade da gestão de atividades e a gente foi pensando no desenvolvimento do aplicativo”, lembrou o professor. Quando a diretora da escola falou da oportunidade do concurso, eles agilizaram o processo de desenvolvimento para conseguirem participar.

“Eu e o Matheus não somos formados em programação. O Copilot (inteligência artificial da Microsoft) ajudou a gente a criar o aplicativo”, explicou o professor. A escola já está adotando o aplicativo e a intenção é que se expanda para outras unidades do Sesi.

A diretora  do Sesi Campo Grande Cristiane Gamborgi destacou : “Temos muitos alunos com grande potencial e a escola procura fomentar isso neles de diversas formas”.

SAIBA MAIS

Destaque

Adolescentes no Estado estão chamando a atenção de empresas gigantes da tecnologia. Além disso, alunos que já fazem parte do mercado de trabalho estão sendo disputados por elas. Com a falta desse profissional no mercado, há um verdadeiro leilão na busca para reter talentos.

Seleção

O aplicativo desenvolvido pelo estudante do segundo ano do Ensino Médio do Sesi de Campo Grande, Cariacica,  Matheus Rodrigues Belmoque, de 16 anos, e pelo professor Bruno Siqueira, de 27 anos, foi apresentado no Microsoft AI Tour, em São Paulo, em setembro.

O evento reúne programadores e empresas e mostra casos da utilização da inteligência artificial de forma inovadora. No caso dos alunos, eles integraram plataformas da Microsoft: Planner, Power Apps e Copilot.

Ceo da Microsoft

Com o projeto selecionado, tanto o aluno quanto o professor puderam conhecer pessoalmente Satya Nadella. Esta foi sua terceira visita ao Brasil, as outras foram em 2019 e em 2015, conforme o jornal O Globo.

Na prática

com o aplicativo desenvolvido por Matheus e Bruno, na prática, a inteligência artificial faz a gestão do tempo e das atividades e reduz a burocracia.

Ao perguntar, por exemplo, “O que vai cair na prova?”, o aplicativo apresenta todo o conteúdo para revisão, facilitando a vida do aluno.

Ao questionar: quais atividades tenho que entregar essa semana? O aluno tem acesso não só a sua lista de pendências, como também aos prazos finais e aos links para enviar as atividades. As solicitações burocráticas também podem ser feitas pelo aplicativo.

Além disso, ele sabe todas as regras da escola, todo conteúdo das apostilas e pode explicar novamente as matérias que os alunos não entenderam direito.

Nome e funcionamento

O nome do aplicativo ainda não foi escolhido. Bruno e Matheus ainda estão conversando sobre isso.

Funcionamento

O aplicativo está funcionando no Sesi de Campo Grande. A intenção é de que todas as unidades da instituição adotem a tecnologia.

Copilot

O Microsoft Copilot é uma inteligência artificial que foi lançada pela empresa para ajudar a otimizar as atividades do usuário relacionadas aos aplicativos que ela possui. Com ela, é possível criar conteúdo com agilidade, gráficos, imagens, texto, fazer pesquisas on-line, chamadas, lembretes, envio de e-mail, auxílio na gestão de negócios, por exemplo. A tecnologia vem sendo aprimorada e recentemente passou a ter recurso de visão de página da internet, raciocínio aprimorado e voz interativa.

Incentivo

A diretora do Sesi Campo Grande Cristiane Gamborgi explicou que a instituição estimula a inovação investindo em tecnologia, trabalhando com metodologia ativa e observando os alunos que têm mais afinidade com a temática: “Assim como o Matheus temos outros alunos com potencial muito bom e a escola procura fomentar isso neles”.

Novo curso

Em abril o governo federal anunciou a inauguração do ImpaTech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Trata-se do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação. O curso instalado em sede reformada pela prefeitura no Porto Maravalley, no Rio de Janeiro, um hub de inovação da cidade, os estudantes estão cercados por startups e empresas de tecnologia.

Fonte: Sesi, governo federal

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