ES recebe nota A do Tesouro Nacional pelo 13º ano consecutivo
Espírito Santo recebeu nota A em Capacidade de Pagamento (Capag) e qualidade da informação fiscal
Escute essa reportagem
Pelo 13º ano consecutivo, o Espírito Santo recebeu nota A em Capacidade de Pagamento (Capag) e qualidade de informação fiscal. A informação foi divulgada nas redes sociais pelo governador do Estado, Renato Casagrande, na tarde desta terça-feira (05).
"Mais uma conquista para o ES: pelo 13º ano consecutivo, somos nota A em Capacidade de Pagamento (Capag) e qualidade da informação fiscal! Responsabilidade e gestão eficiente dos recursos públicos fazem do nosso estado uma referência no Brasil. Nota A+ em gestão fiscal!", escreveu o governador em legenda no Instagram.
Essa classificação é atribuída pelo Tesouro Nacional. Para alcançar essa classificação, o ente federativo precisa ter nota A nos três indicadores da capacidade de pagamento (endividamento, poupança corrente e liquidez relativa), além de também ter nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, explicou o Casagrande.
A nota A representa um reconhecimento à qualidade das contas públicas e ao equilíbrio fiscal, além de um indicador para ampliar o acesso do Estado a garantias da União na contratação de operações de crédito destinadas a viabilizar novos investimentos.
ENTENDA CADA CRITÉRIO PARA A NOTA
O indicador de endividamento é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida.
Já a poupança corrente é definida pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada.
A liquidez relativa é calculada pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.
Comentários