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Economia

Empresas investem em escritórios “instagramáveis”

Para atrair funcionários, reter talentos e tirar as equipes do home office, aposta é em ambientes coloridos e com espaço para descanso e lazer


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Imagem ilustrativa da imagem Empresas investem em escritórios “instagramáveis”
Escritórios que saem do óbvio e chamam a atenção nas redes sociais são aposta das empresas também para fazer empregados se sentirem valorizados |  Foto: Roarkedesignstudio

Empresas estão investindo em sedes “instagramáveis” e ambientes que proporcionem experiências diferenciadas para fazer com que os funcionários queiram trabalhar presencialmente.

Salas coloridas, locais preparados para proporcionar um bom momento de descanso, espaço para jogos como videogame e sinuca e até jantar em equipe estão entre as apostas para garantir a presença física dos colaboradores.

“Tem empresas querendo fazer o retorno forçado. Já outras estão sendo mais espertas tentando tornar o espaço de trabalho mais atraente, com coisas que a pessoa não tem em casa e que vai encontrar no escritório”, explicou Denis Ferrari, CEO da Azys Inovação.

Ele detalhou que, entre os desafios que as empresas têm no home office, está o de formação de cultura e engajamento: “Você só forma um time se as pessoas de fato conviverem e se relacionarem.”

Embora não seja impossível formar cultura on-line, é muito mais difícil, segundo ele, porque as empresas não estão habituadas com isso, o que pede um novo estilo de liderança.

Além disso, ressaltou que escritórios “instagramáveis” conseguem gerar muita mídia espontânea quando recebem muitos clientes presencialmente, já que as postagens pelos próprios funcionários tendem a não ser contínuas.

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Espírito Santo (CAU-ES), Heliomar Venancio, frisou que as empresas mais avançadas estão levando novos desafios para os arquitetos, na busca por um ambiente funcional e bonito. “Não querem mais aquele escritório que desejavam antes”.

Segundo ele, ainda tem empresas com dificuldade no retorno dos funcionários ao presencial e que estão investindo em um ambiente atrativo por diversos ganhos.

“Postar uma foto em um ambiente “instagramável” da empresa é uma forma de os funcionários mostrarem nas redes sociais que estão trabalhando, mas estão felizes”.

Segundo ele, um ambiente bonito e funcional faz com que o funcionário se sinta valorizado pela empresa e para ela é uma forma de incentivá-lo a ir até lá.

As corporações estão mais atentas para fornecer mais recursos na cozinha e em ambientes que permitam descanso.

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Empregados na cozinha |  Foto: Divulgação

Outros incentivos

Com área de descompressão que inclui infraestrura para happy hour com cervejeira, TV, sofá, videogame e estrutura para quem deseja preparar o próprio almoço na empresa, a Qualidata, em Vitória, ainda viu necessidade de criar mais um atrativo para os funcionários voltarem do home office, ao fim da pandemia.

“Começamos a fazer dois almoços por semana e todo mundo vinha para a empresa, uma iniciativa para incentivar a volta para esse ambiente”, contou o diretor executivo Rafael Starling. Hoje praticamente toda a equipe trabalha presencialmente.

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Carlos, Solivam e Luanna |  Foto: Fabio Nunes/AT

Nova estrutura

Cozinha bem equipada, local de descanso aconchegante, sala de trabalho ampla. Essas são algumas particularidades da Soluções Tec, em Vitória. O diretor da empresa Eduardo Barbosa explicou que o investimento foi para o retorno dos funcionários do home office.

Eles valorizaram muito o investimento conforme destacou o gerente administrativo Carlos Wagno Schneider, ao lado do sócio da empresa Solivam Freire de Andrade, 51. Para a atendente de suporte Luanna Spedo, 27 , “o investimento fez o serviço se tornar mais fácil e agradável.”

Retorno ao presencial por causa do ar-condicionado

Com sensação térmica que chegou a 58,5ºC, profissionais que trabalham em modelo híbrido no Rio de Janeiro resolveram voltar ao trabalho presencial, este mês, para usufruir do ar-condicionado, sem ter que pagar a conta.

No Estado, a climatização da empresa também funciona como um incentivo para o trabalho presencial nos dias mais quentes. Mas nada se compara ao calor enfrentado pelo estado vizinho.

Entre as empresas que registram um aumento do número de funcionários nos escritórios na véspera do feriado de 15 de novembro está a gravadora Sony.

Na terça-feira anterior ao feriado, a gravadora registrou a presença de cerca de 70 dos 100 funcionários no escritório em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Normalmente, em véspera de feriado o escritório fica vazio.

Nas redes sociais, funcionários de diversas empresas comentaram a situação. Alguns, aliviados por usufruir dos benefícios do aparelho, já outros preocupados com o feriado de 15 de novembro em que ficariam em casa, com calor.

Na empresa de dermocosméticos Pierre Fabre Brasil, na Barra da Tijuca, dos 120 funcionários, cerca de 80 estiveram presentes, quando as temperaturas começaram a subir. A tendência é que esse movimento continue.

Algumas empresas estão buscando adotar a energia solar como forma de proporcionar conforto térmico em diversos ambientes para os seus funcionários sem se preocupar com a conta de energia.

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