Em simpósio, especialistas defendem compras em lojas de bairros
Especialistas apontam o desenvolvimento local, empregos para o morador e arrecadação que permite políticas públicas como motivos
Escute essa reportagem
A poucos dias de duas datas importantes para o comércio – a Black Friday e o Natal – especialistas destacam a importância do consumidor fortalecer o comércio dos bairros em que vivem.
Professor e pesquisador do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam, César Albenes de Mendonça Cruz afirma que é fundamental que a população compre no comércio local, nos próprios bairros.
Entre os motivos, ele ressalta a ampliação da oferta de empregos para os moradores da região. “Eles ganhariam por morarem próximos aos seus locais de trabalho, evitando perder tempo no transporte público”, frisou.
O professor vai presidir mesas de debate sobre temas variados durante o II Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam, que começa hoje e ocorre até sábado, em Vitória.
Sobre a importância do desenvolvimento do comércio local, César Albenes ainda aponta a circulação do dinheiro nos próprios bairros, melhorando a arrecadação do comércio local e, por consequência, a arrecadação de tributos municipais. “Isso pode ser investido nas melhorias das políticas públicas da cidade”, complementou.
O professor ainda elenca o aumento do investimento e o compromisso da população no desenvolvimento da sua cidade, fazendo com que as pessoas gastem mais no seu bairro do que em outros municípios.
“Para isso, o comércio local precisa ter o apoio da gestão municipal para investir e promover em datas comemorativas, incentivos para a população comprar nos seus bairros, com sorteios de brindes e outros prêmios”, defendeu.
O poder público também deve ajudar, segundo o especialista, investindo na infraestrutura dos bairros, pavimentando as ruas e organizando as praças públicas.
A presença de policiamento, para garantir a sensação de segurança nos bairros também é um ponto apontado por ele.
“Investir no apoio às micro e pequenas empresas através das Secretarias Desenvolvimento Econômico, que juntas com o Sebrae-ES, dão apoio a quem quer se formalizar como empreendedor”, destacou.
SAIBA MAIS
Simpósio
Começa hoje às 8 horas e vai até sábado, o II Simpósio Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, realizado pelo Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam.
O tema da edição será “Conectando Metas Globais: ODS, Políticas Públicas, Desenvolvimento Local e Movimentos Sociais”.
O evento reunirá especialistas, estudantes e profissionais para discutir temas centrais da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Público
O evento é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado, além de profissionais de saúde, gestores, especialistas das áreas administrativa e jurídica e membros da comunidade interessados nas temáticas.
Todos os inscritos receberão um certificado de participação com 30 horas, e os trabalhos apresentados serão publicados em anais com reconhecimento internacional.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o site da Emescam.
Programação
Inclui cerca de 80 conferencistas e sete mesas-redondas diárias.
Alguns temas debatidos hoje
Pesquisa e Inovação no Contexto das Políticas Públicas Globais - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Tomada de Decisões com Base em Evidências - ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura.
Pobreza e Exclusão Social - ODS 10 – Redução das Desigualdades.
Políticas de Ações Afirmativas na Educação - ODS 4 – Educação de Qualidade.
Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e sua Interface com as demais Políticas Públicas no SUS - ODS 3 – Saúde e Bem-estar.
Agenda 2030 e as Políticas Públicas: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O Profissional e o Cuidado nos Serviços de Saúde - ODS 3 – Saúde e Bem-estar.
Fomentando um Amanhã Sustentável: Desafios e Oportunidades na Intersecção de Saúde, Meio Ambiente e ODS no Brasil e Globalmente - ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Fonte: Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam.
Desenvolvimento sustentável em debateEspecialistas, estudantes e profissionais de diversas áreas se reúnem de hoje até sábado na Emescam, em Vitória, para o II Simpósio Internacional de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.
Nessa edição, o tema será “Conectando Metas Globais: ODS, Políticas Públicas, Desenvolvimento Local e Movimentos Sociais”, que irá debater temas centrais da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Com atividades em formato presencial e híbrido, o simpósio é aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e mestrado, além de profissionais de saúde, gestores, especialistas das áreas administrativa e jurídica e membros da comunidade interessados nas temáticas.
Os participantes poderão optar pelas modalidades de ouvinte, apresentação de trabalho ou conferencista, aproveitando uma programação que inclui cerca de 80 conferencistas e sete mesas-redondas diárias.
Todos os inscritos receberão um certificado de participação com 30 horas, e os trabalhos apresentados serão publicados em anais com reconhecimento internacional.
A presidente do Simpósio e coordenadora do Mestrado da Emescam, Italla Maria Pinheiro Bezerra, destacou que o evento visa promover a colaboração, compartilhar conhecimentos, abordar desafios emergentes, formular políticas eficazes e estimular a inovação, visando um futuro mais sustentável e equitativo.
“Assim, contribuir com o debate e o aprofundamento crítico e analítico da teoria social, enfocando, preferencialmente, temas que dizem respeito à realidade brasileira e latino-americana é de extrema importância e constitui objetivo central deste evento”, enfatizou ela.
Comentários