Congresso em Vitória debate tendências para a economia do Brasil
Tendências para a economia do Estado e do País são um dos pontos debatidos no evento que acontece nesta sexta (23) com grandes nomes das finanças
Escute essa reportagem
Tendências para a economia estão entre os assuntos que serão apresentados e debatidos nesta sexta-feira (23) no Congresso Nacional de Executivos de Finanças (Conef), a partir das 7 horas, no Espaço Patrick Ribeiro, no estacionamento do Aeroporto de Vitória.
O evento vai reunir grandes nomes do setor financeiro, incluindo o ex-ministro da Economia Paulo Guedes e o criador do conceito ESG (sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa), o britânico Paul Clements, além do empresário, filantropo, e publicitário Nizan Guanaes.
O Conef é realizado todos os anos em formato de rodízio entre as seccionais do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef).
“Este evento reúne líderes, executivos e especialistas de renome nacional, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos, discussão de tendências e inovação no setor financeiro”, detalhou a diretora de Marketing e Eventos do Ibef-ES, Giselle Alves.
Estão confirmados os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, e de Goiás, Ronaldo Caiado. Em sua palestra, Clements abordará como o ESG afeta as organizações e os desafios corporativos relacionados à Agenda ESG.
Ele criou o termo enquanto atuava como chefe da Iniciativa Financeira do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP-FI) para garantir que as questões sociais fossem centrais para o investimento responsável.
Após deixar a ONU em 2012, fundou a The Blended Capital Group, empresa que atua em comunidades na África Subsaariana, e é diretor da equipe de propósito e ESG da Mishcon de Reya, um dos escritórios de advocacia mais prestigiados do Reino Unido.
A diretora-executiva do Ibef-ES, Ana Paula França, destaca que a visibilidade positiva criada pela cobertura midiática e pela presença de influenciadores e líderes de opinião contribui para a construção de uma imagem favorável da cidade, atraindo futuros eventos, turistas e investimentos.
Para o presidente do Ibef, Pedro Chieppe, o Conef é um evento para debates sobre as tendências econômicas e financeiras, reunindo especialistas para compartilhar experiências. “O encontro vai fomentar discussões que vão impulsionar o desenvolvimento econômico do Estado e do País. Será também uma forma de apresentar nosso Estado aos participantes, divulgando nosso turismo”, avalia.
Paul Clements
Começou a carreira na década de 1980 como jornalista no Reino Unido especializado em questões de negócios ambientais. Entre 2000 e 2010, foi chefe da Iniciativa Financeira do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP FI).
Atualmente, é diretor da equipe de propósito e ESG da Mishcon de Reya, um dos escritórios de advocacia mais prestigiados do Reino Unido.
O EVENTO
Sobre o Conef
O Congresso Nacional de Executivos de Finanças (Conef) abordará temas voltados para a economia mundial e relevantes para as organizações, como continuação do ajuste fiscal, agenda de reformas, conexão entre os estados fora do eixo Rio-São Paulo, boas práticas e estratégias financeiras, cases empresariais de sucesso e crise climática e impactos nos negócios.
Quando: Sexta-feira (23), a partir das 7 horas
Onde: Espaço Patrick Ribeiro, no estacionamento do Aeroporto de Vitória, na Av. Roza Helena Schorling Albuquerque, S/N - Goiabeiras, Vitória.
Programação
Credenciamento
Ocorre às 7 horas e contará com um café de boas vindas.
Abertura
8 horas: com Pedro Chieppe Ferraço (presidente do Ibef-ES).
“O Brasil que dá certo”
8h20: com Renato Casagrande (governador do Estado), Ronaldo Caiado (governador de Goiás) e Rafael Furlanetti (sócio-diretor institucional da XP Investimentos) – mediador.
Palestra Magna
9 horas: Paulo Guedes (ex-ministro da Economia).
Cenário macroeconômico e implicações nas classes de ativos
10h20: com Adolfo Sachsida (ex-ministro de Minas e Energia), Bruno Funchal (CEO da Bradesco Asset), Walter Maciel (CEO da AZ Quest) e Marcel Lima (head de Conteúdo do Ibef-ES) – mediador.
Conexões entre os estados e oportunidades de desenvolvimento regional
11 horas: com Benicio Costa (secretário da Fazenda do Estado), Fabrízio Gomes Santos (secretário da Fazenda do Ceará), Kathleen Garcia Nascimento (secretária-adjunta de desenvolvimento econômico de Minas Gerais) e Ricardo Frizera (sócio-diretor da Apex Partners) – mediador.
Cenário político e agenda de reformas
14 horas: com Romero Jucá (ex-senador da República) e Paulo Gama (analista político da XP Investimentos) – mediador.
O Brasil que dá certo e suas boas práticas financeiras
14h40: com Dayse Guelman (vice-presidente de Finanças e Suprimentos da Latam e AngloGold Ashanti Brasil), Cristina Morgan Cavalcanti (CFO da Anglo American), Isabele Duran Cordeiro (diretora administrativa financeira do Comitê Olímpico Brasileiro) e Ana Paula França (diretora executiva do Ibef-ES) – mediadora.
Palestra Magna
15h20: com Nizan Guanaes (empresário, filantropo e publicitário).
Os mercados regionais e suas potencialidades
16h35: com Fernando Cinelli (presidente-executivo da Apex Partners), Juliano Custodio (CEO da EQI Investimentos), Marcelo Saintive (diretor-presidente do Bandes), Léo de Castro (conselho de curadores do Ibef-ES e vice-presidente CNI) – mediador.
Plano de Recuperação do Rio Grande do Sul
17h15: com Filipe Bonaldo (sócio-diretor da Alvarez & Marsal Infra).
Palestra Magna - Criação Conceito ESG/ CSRD
17h30: com Paul Clements (CEO Blended Capital e co-criador da sigla ESG).
Agenda CSRD (corporate social reporting directive) e os desafios corporativos
17h50: Paul Clements (CEO Blended Capital e co-criador da sigla ESG), César dos Reis (gerente executivo de Finanças da Petrobras), Marcelo Zenkner (managing director da FTI Consulting), Rodrigo Regis Galvão (diretor de Energia e Inovação da Alvarez & Marsal) e João Bosco (diretor de sustentabilidade e relações institucionais da ArcelorMittal) - mediador.
Comentários