Com avanços na educação e gestão pública, ES sobe em ranking de competitividade
Resultados da classificação do Centro de Liderança Pública para o ano de 2024 foram divulgados nesta quarta-feira
Escute essa reportagem
O Espírito Santo agora subiu quatro colocações e agora ocupa o 6º lugar no Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP). Com o resultado divulgado nesta quarta-feira (21), o Estado foi o que mais ganhou posições entre os mais bem colocados da lista em relação a 2023.
“Estou feliz porque a gente cresceu quatro posições, já estando entre os dez estados mais competitivos do Brasil no ano passado. A gente avançou muito, mostrando que as nossas políticas públicas têm produzido resultados. Quando a gente gerencia bem o Estado na área fiscal é para que a gente possa retornar o dinheiro dos contribuintes em benefícios para a própria sociedade”, disse o governador Renato Casagrande, que participou do evento de apresentação em Brasília (DF).
Além do destaque alcançado pelo ganho de posições, o Espírito Santo também teve bom desempenho em outras bases de comparação. Na região sudeste, por exemplo, o Estado ficou atrás apenas de São Paulo. No que se refere à Solidez Fiscal, o Espírito Santo alcançou a primeira colocação, um avanço comparado à vice-colocação de 2023.
Além disso, o Espírito Santo passou a figurar entre os dez mais bem colocados na categoria de Eficiência de Máquina Pública, ocupando a 9ª posição. Em 2023, o Estado esteve em 14º.
O Estado ainda ganhou posições nos pilares de Potencial de Mercado (21ª) e Capital Humano (10ª).
Esta é a 13ª edição do Ranking de Competitividade do CLP, que apresenta resultados baseados em dados de 27 estados, visando pautar a atuação de agentes públicos no aprimoramento da gestão de seus estados.
O resultado final foi baseado em 10 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.
*Estagiário, com a supervisão de Weslei Radavelli
Comentários