Carros chineses ficam "encalhados" em pátio de Cariacica
São 800 veículos da marca Neta Auto em pátio em Cariacica. Montadora vive crise global e, para vender, está dando descontos
Escute essa reportagem

Cerca de 800 carros chineses da fabricante Neta Auto, da província de Zhejiang, estariam “encalhados” em um porto de Cariacica, sem perspectiva de transporte para concessionárias da marca no País.
Apenas 51 veículos da montadora teriam sido vendidos no Brasil até o momento, segundo a revista Auto Esporte, sintoma de uma crise que afeta a marca, não apenas no País, mas também na própria China.
Com dívida estimada em R$ 8 bilhões, a empresa está com a fabricação de veículos paralisada no parque industrial no país asiático desde fevereiro, já que, segundo a imprensa internacional, não consegue vender os veículos.
Para sobreviver, a empresa reduziu em até 75% os salários para os colaboradores que permaneceram, por exemplo, e deixou sua antiga sede devido ao término do contrato de locação do imóvel.
Mais de 400 disputas judiciais e cerca de 90 processos de execução envolvendo a Neta Auto acentuam ainda mais o problema da fabricante, segundo a revista.
O cenário, porém, parece não desanimar o ímpeto da empresa pelo mercado brasileiro: a marca, em nota, afirmou que não deixará o Brasil.
Dois veículos elétricos da empresa permanecem sendo ofertados no mercado brasileiro: o Aya, a partir de R$ 133.900, e o X, por R$ 209.990, mas com subsídios.
Os modelos são vendidos com desconto de R$ 10 mil sobre o preço de tabela, financiamento com taxa zero, Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) pago, Wallbox (carregador) e emplacamento grátis — total que chegaria a R$ 25 mil.
Comprar veículos da marca, porém, não deve ser uma tarefa fácil para a maior parte dos consumidores. Atualmente, a marca só possui duas concessionárias em atividade: uma em Senhor do Bonfim, na Bahia; e outra em Brasília, no Distrito Federal.
Outras três, segundo o site da empresa, estão “em construção”: uma em Maceió, no Alagoas; outra na capital do Rio de Janeiro e uma terceira em Natal, no Rio Grande do Norte.
No Espírito Santo, a marca deixou de ser vendida neste ano. O Grupo Prime, que inaugurou uma concessionária Neta em janeiro, logo mudou e passou a operar, em abril, a marca Omoda & Jaecoo.
Revendedores dizem que não recebem
A dificuldade da empresa no mercado internacional tem provocado revolta de revendedores, que acusam a empresa de suposta inadimplência, de acordo com reportagem do site CarNewsChina, especializado no setor.
Donos de lojas estariam insatisfeitos com o agravamento da crise da marca e exigem providências imediatas. Entre as reivindicações, estão o pagamento por veículos não entregues e indenização por perdas crescentes após vendas despencarem. Dona da marca Neta, a Hozon New Energy entrou em recuperação judicial na China, mas nega falência.
Saiba mais
Só 46 veículos vendidos no Brasil
Sobre
A neta auto é uma marca chinesa sediada em Tongxiang, na província de Zhejiang. Ela pertence à fabricante Hozon New Energy, fundada em 2014.
Chegou oficialmente ao Brasil em agosto de 2024 com foco na comercialização de veículos elétricos.
O portfólio da marca é composto pelos modelos Aya e Neta X, anunciados atualmente a partir de R$ 133.900 e R$ 209.900, respectivamente.
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a Neta emplacou no mercado brasileiro apenas quatro carros no final de 2024 mais 42 ao longo de 2025, totalizando 46 nesse período.
Foram 19 em janeiro, oito em fevereiro, nove em março e somente seis unidades em abril.
O site da marca no Brasil ficou fora do ar durante um período, com aviso de manutenção, porém voltou ao ar recentemente.
Mesmo em crise e com apenas duas concessionárias em atividade, a empresa afirma que não pretende deixar o mercado brasileiro.
Fonte: Auto Esporte
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários