X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Autorização para a primeira zona franca do ES nesta quinta-feira

Criação da ZPE irá trazer impacto no desenvolvimento socioeconômico de 22 municípios das microrregiões de Linhares, São Mateus, Vitória e Colatina


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Autorização para a primeira zona franca do ES nesta quinta-feira
Autorização já teria sido assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva |  Foto: Agência Brasil/ Marcelo Camargo

A primeira zona franca privada do Brasil está próxima de ser oficializada pelo governo brasileiro. É o que afirma o Ministério da Casa Civil, em contato com a reportagem de A Tribuna.

A previsão é que o decreto que cria a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, no norte do Estado, seja publicado nesta quinta-feira (19), tendo portanto sido assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O espaço, de cerca de 50 hectares, será construído pela Imetame, servindo como um posto para mercadorias destinadas a importação e exportação, além de outros trâmites aduaneiros.

Empresas já planejam se instalar no local. É o caso de uma indústria para beneficiamento de rochas ornamentais e de revestimento, que já possui projeto desenvolvido para o espaço.

O prefeito de Aracruz, Doutor Coutinho, afirmou à reportagem nesta semana que uma termoelétrica do Rio Grande do Sul também está em negociação para se instalar na zona alfandegária.

A criação da ZPE no município irá trazer impacto no desenvolvimento socioeconômico de 22 municípios das microrregiões de Linhares, São Mateus, Vitória e Colatina, com uma população total de 2,5 milhões de habitantes, 61% do total do Espírito Santo.

Linhares ainda figura entre os municípios incluídos na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que conta com cidades de Minas Gerais.

Assista e saiba mais:

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: