3.733 pessoas podem parar de receber benefício do INSS
Esse é o número de recebedores do BPC no Espírito Santo que estão com cadastro desatualizado e podem ter benefício suspenso
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Um total de 3.733 pessoas no Espírito Santo que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam regularizar a situação. Se não fizerem, poderão ter o benefício suspenso.
O alerta é do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que relata que a situação é referente a àqueles que recebem o BPC e estão sem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), e as que não fizeram atualização das informações há mais de 48 meses.
A regularização cadastral deve ser feita no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do município do beneficiário.
Em todo o País, 305 mil pessoas ainda precisam fazer o cadastro no CadÚnico, segundo informações do Ministério de Desenvolvimento Social. Já o número de pessoas que ainda não fizeram atualização há mais de 48 meses é de 517.571. Caso não atualizem as informações, o BPC será bloqueado.
Para consultar se o nome está na lista para fazer inscrição ou atualização cadastral, basta acessar o aplicativo para smartphones Android ou iOS “Meu INSS” e, com o número do CPF, fazer a pesquisa.
“A lei determina que as atualizações cadastrais do BPC devem ocorrer de dois em dois anos. O que os ministérios do Desenvolvimento Social e da Previdência estão fazendo é seguir e regra legal”, pontua Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, autarquia que operacionaliza esses pagamentos.
“Um balanço do Ministério do Desenvolvimento Social mostra que 73 mil pessoas atualizaram os dados no CadÚnico antes mesmo de serem notificadas”, explica Jorge Og Vasconcelos, coordenador-geral de serviços previdenciários e assistenciais do INSS.
Os beneficiários que tiveram o pagamento bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único podem ligar para a Central de Atendimento 135, que recebe ligação de telefones fixos e celulares gratuitamente, ou se dirigir ao Cras da sua região com os documentos pessoais e regularizar a situação no CadÚnico.
No caso de ligação informando que a regularização está em andamento, o BPC será desbloqueado em até 72 horas. No entanto, se o beneficiado não prestar as informações no Cras do seu município nos prazos previstos no programa (de 45 e 90 dias, a depender da região), o BPC será suspenso.
SAIBA MAIS
Aviso por meio do banco que paga auxílio
Fui bloqueado, e agora?
Os beneficiários que tiveram o pagamento bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único podem ligar para a Central de Atendimento 135, que recebe ligação de telefones fixos e celulares gratuitamente, ou se dirigir ao Cras da sua região com os documentos pessoais e regularizar a situação no CadÚnico.
No caso de ligação informando que a regularização está em andamento, o BPC será desbloqueado em até 72 horas. No entanto, se o beneficiado não prestar as informações no Cras do seu município nos prazos previstos no programa (de 45 e 90 dias, a depender da região), o BPC será suspenso.
Convocações
As convocações para os cidadãos que estão com os cadastros desatualizados já estão sendo feitas há alguns meses. Quem está fora do CadÚnico há mais de 48 meses receberá um aviso por meio do banco onde saca o benefício, pela Central 135 do INSS, pelo Meu INSS e por SMS.
O beneficiário deverá ir até uma unidade do Cras ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do seu município.
O prazo para atualizar os dados é de até 45 dias após a convocação para quem mora em municípios com até 50 mil habitantes e de até 90 dias para as cidades maiores.
Inicialmente, não haverá corte de benefício, mas uma suspensão ou bloqueio. Quem não atualizar os dados em até 30 dias corre risco de perder a renda.
Caso faça atualização e siga atendendo às regras que dão direito ao benefício, o cidadão vai receber os valores que foram bloqueados e terá de volta o benefício mensal.
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