Prova do “Enem” em mais cidades do ES
Vila Velha e Serra foram incluídas entre os locais onde o exame unificado será aplicado, em maio. Edital sairá no dia 10 do mês que vem
Escute essa reportagem
Mais duas cidades do Espírito Santo terão provas do Concurso Nacional Unificado, o “Enem dos Concursos”. São as cidades da Serra e Vila Velha, além de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus, que já tinham sido anunciados.
O governo federal ampliou o número de cidades onde haverá provas, passando de 180 para 217. O anúncio foi feito pelo Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, juntamente com o novo cronograma do certame. O edital do “Enem dos Concursos”, com todas as regras, será divulgado no dia 10 de janeiro.
As inscrições vão começar em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. A realização da prova, por sua vez, será em 5 de maio. “Recebemos muitas solicitações pelas redes sociais de que as pessoas tivessem mais tempo para estudar”, explicou, em nota, a ministra Esther Dweck, sobre o tempo maior entre o edital e a prova.
A alteração do cronograma também foi feita pelo ministério em diálogo com a banca responsável pela realização do concurso, a Fundação Cesgranrio, visando garantir tempo suficiente para elaboração das provas.
O “Enem dos Concursos” vai preencher 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. A lista de cargos inclui oportunidades de analista, técnico administrativo, engenheiro, assistente social, técnico em comunicação social, médico, economista, advogado, analista de comércio exterior, arquiteto, arquivista e médico, entre outras.
O maior número de postos oferecidos é para auditor fiscal do trabalho, que terá 900 chances. O salário para a função é de R$ 22.900, segundo dados do Portal da Transparência do governo federal. O órgão que mais oferece cargos é o próprio Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, com 1.480 vagas.
A proposta de um Concurso Nacional Unificado partiu da ministra Esther Dweck, com a ideia de juntar todos os concursos públicos, a partir da constatação de que diversos órgãos federais estão há muito tempo sem certames.
“É um processo de democratização do acesso para se tornar servidor público, mas também no sentido de que há uma retomada do processo de contratação para o setor, reforçando o fortalecimento do Estado brasileiro”, afirmou.
Saiba mais
Cronograma
Edital: 10 de janeiro.
Inscrições: 19 de janeiro a 9 de fevereiro.
Divulgação dos dados finais de inscrições: 29 de fevereiro.
Divulgação dos cartões de confirmação: 29 de abril.
Aplicação das provas: 5 de maio.
Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 3 de junho.
Divulgação final dos resultados: 30 de julho.
Início da convocação para posse e cursos de formação: 5 de agosto.
Cargos
Há oportunidades para engenheiro, psicólogo, economista, técnico em comunicação social e vários outros cargos, com salários iniciais de até R$ 22,9 mil.
Fonte: Governo federal e pesquisa AT.
Comentários