Vem aí o Dia de Doar!
O Dia de Doar é oportuno por fazer um contraponto ao dia que estimula o consumo excessivo, a Black Friday
O Dia de Doar, que neste ano será celebrado em 3 de dezembro, vem se consolidando como uma grande mobilização para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo.
Naturalmente, doar é um ato que vem do coração. Não há um único dia para doar, mas é importante lembrar que o ato de doar merece, sim, um dia especial para ser celebrado. Isso porque doar faz bem tanto para quem doa quanto para quem recebe.
Além do gesto de doar, o evento é oportuno por fazer um contraponto ao dia que estimula o consumo excessivo, conhecido como “Black Friday”. Aliás, o Dia de Doar surgiu nos Estados Unidos com o nome “Giving Tuesday” (giving, em inglês, significa doar), para contrabalançar o desejo de consumir com o impulso do coração de compartilhar.
Aqui no Espírito Santo, organizações sociais, a Federação do Terceiro Setor Capixaba (Fundaes) e a Vitória Down se uniram à Rede Tribuna para promover o Dia de Doar. Convidamos a todos – pessoas em geral, comunidades, instituições, poderes públicos, empresas e entidades – a se engajarem neste grande movimento da terça-feira solidária. Nosso desejo é que, a exemplo de campanhas que já fazem parte da cultura capixaba, como o Outubro Rosa, o Dia de Doar se torne uma celebração anual marcada por muitas doações.
Mas, o que doar? Tem essa dúvida? Nós respondemos: doe seu tempo e talento para uma causa social, que defenda os direitos básicos e o meio ambiente. E, principalmente, doe recursos financeiros para entidades do Terceiro Setor.
E por quê? Assim como ocorre em todo o mundo, no Brasil as organizações sociais são essenciais para complementar, ou mesmo suprir, a atuação do Estado em áreas fundamentais para atender os mais carentes e vulneráveis. Atuamos para garantir o acesso à educação, assistência médica, apoio social, defesa de direitos, entre muitos outros serviços, em comunidades vulneráveis. Todas essas são entidades de interesse social, sem fins lucrativos.
O desenvolvimento sustentável se baseia nesse princípio de justiça social, vocação maior das entidades do Terceiro Setor. No Espírito Santo, o cenário é semelhante ao do restante do País: as organizações sociais dependem, em grande parte, das doações de pessoas e empresas. Outras vezes são beneficiadas por destinações de impostos por meio de leis de incentivo fiscal. Mas, em todos os casos, a decisão de doar vem de pessoas com um coração misericordioso.
A palavra misericórdia vem do latim, combinando “miseratio” (compaixão) e “cordis” (coração), significando literalmente “coração compassivo”.
Por isso, prepare-se para o Dia de Doar Espírito Santo, que se une ao movimento nacional por uma Cultura de Doação.
Para celebrar a data, será realizado um evento de pré-lançamento na Fucape, em Vitória, no dia 19 de novembro, com a presença de empresas, entidades do Terceiro Setor e cidadãos. Haverá também uma palestra sobre o tema e exibição do documentário “Doar”, uma produção da Deusdará, no Cine Jardins, na capital.
Tudo isso será acompanhado pela venda de camisetas alusivas à campanha, com patrocínio de empresas parceiras do movimento aqui no Espírito Santo.
ROBSON MELO é presidente executivo da Federação do Terceiro Setor Capixaba (Fundaes)