Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Postos de combustíveis para além do abastecimento

Confira a coluna desta quinta-feira (05)

Nerleo Caus | 05/12/2024, 15:27 h | Atualizado em 05/12/2024, 15:32

Imagem ilustrativa da imagem Postos de combustíveis para além do abastecimento
Nerleo Caus é conselheiro da Câmara Brasileira do Comércio de Combustíveis (CBCC) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) |  Foto: - Divulgação

Caro leitor, talvez você não perceba, mas os postos revendedores de combustíveis fazem parte da sua vida mais do que você imagina. E não estou falando apenas sobre abastecer o seu carro. Isso é apenas uma fração da nossa ampla interação com o seu cotidiano.

Vou te mostrar outras formas pelas quais os postos de combustíveis se inserem na vida das pessoas e das cidades. Começarei pelas mais evidentes e, em seguida, trarei algumas que muitas vezes passam despercebidas, até mesmo por nós, revendedores.

Oferecemos diversos serviços relacionados aos veículos, é claro: troca de óleo, aditivos para melhorar o desempenho e a limpeza do motor, lavagem, troca de palhetas, entre outros. Tudo isso é comércio, sim, mas imagine uma situação de chuva intensa, com palhetas desgastadas que colocam sua segurança em risco. Onde você faz essa troca rapidamente para seguir viagem com segurança? Esse é um serviço importante que só o nosso setor oferece.

E os calibradores de pneus, que atendem motoristas, motociclistas e ciclistas? Eles estão à disposição gratuitamente. Mas você sabia que esses equipamentos consomem energia, exigem manutenção periódica e são submetidos a aferições de órgãos fiscalizadores?

As lojas de conveniência, muitas abertas 24/7, oferecem banco 24 horas, correios, restaurantes, estacionamento gratuito e uma infinidade de outros serviços.

Agora, quero convidá-lo a se imaginar em duas situações. A primeira é uma chuva intensa na cidade, enquanto você vai ou volta do trabalho. Ruas alagadas, trânsito parado. Onde você procuraria abrigo para esperar as condições melhorarem e seguir sua viagem? Aposto que pensaria em um posto de combustíveis. Dá até para aproveitar e fazer um lanche ou tomar um café.

Em outra situação, você está em viagem e precisa de uma informação que não encontrou na internet. Onde você pararia para perguntar? Acredito que a maioria responderia que pensaria em um posto de combustíveis.

Porém, essa importância muitas vezes passa despercebida no nosso imaginário como cidadãos. Isso ocorre porque enxergamos os postos apenas como locais de abastecimento. Mas, como disse, somos muito mais do que isso.

Os postos de combustíveis no Espírito Santo, com cerca de 700 estabelecimentos, geram mais de 40 mil empregos diretos e indiretos e estão em todos os municípios. Esse número impacta mais de 120 mil pessoas, se incluirmos as famílias dos trabalhadores, o que equivale a um município de médio porte do Estado.

Nossa atividade é uma das maiores arrecadadoras de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do Estado. E é com esses recursos que o governo investe em educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Nós, revendedores de combustíveis, não buscamos privilégios da sociedade ou dos órgãos fiscalizadores. Queremos, sim, mostrar como somos fundamentais para o funcionamento das cidades e para a rotina das pessoas. Não é pouco, como vimos aqui.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: