Fazer ninfoplastia antes ou depois de ter filhos?
Leia a coluna publicada neste domingo (03), no jornal A Tribuna
Eis a questão! Quero corrigir imperfeições da minha região íntima, mas ainda não tive filhos, faço ou não? Essa pode ser a sua dúvida e já foi a de algumas pacientes minhas, por isso trouxe o tema para a coluna.
Primeiro, só para relembrar ou informar a quem está chegando, a ninfoplastia é uma cirurgia estética da região íntima para corrigir excesso de pele, assimetrias ou qualquer outro desconforto que a mulher tenha com a sua região íntima, beleza?
Pois bem, a resposta vai depender das questões relacionadas à paciente. Vou explicar melhor! Via de regra, se você quer fazer a ninfoplastia para já e está planejando engravidar em pouco tempo, a minha orientação é de que engravide primeiro. Os motivos?
Após o parto “ela” pode ficar mais inchada, podem acontecer algumas alterações sutis e se você não está com tanta pressa vale esperar.
Mas existem as pacientes que se incomodam muito com a região íntima e que querem engravidar, mas não tão logo. Então ela pode fazer a cirurgia sem medo.
Uma vez atendi uma moça que tinha muita vergonha e tinha o sonho de ter parto normal. Ela me pediu para operá-la antes de engravidar, pois seria importante para ela realizar o sonho de ter um parto humanizado. Ela me contou que trabalhava com parto é que teria vergonha.
Algumas mulheres têm vergonha de ficar nuas perto no parceiro ou mesmo profissionais da saúde ou familiares, e isso também é um fator que pode impactar na urgência pela cirurgia.
A opção por operar e sanar algo que te incomoda precisa ser feita com cuidado. Você precisa estar ciente dos riscos e benefícios e ser bem acompanhada em todo o processo.
Então, cada caso é um caso. Se for demorar muito a engravidar também, talvez seja melhor fazer e passar anos curtindo a vagina “reformulada”. Tudo vai depender da sua vontade, desejo e momento.
Bom domingo.
LORENA BALDOTTO é ginecologista e sexóloga