Três alternativas a Gavini
Confira a coluna de domingo (06)
O diretório estadual do PSB vai realizar no próximo dia 23 o seu Congresso Estadual, onde ocorrerá a eleição da sua nova Executiva. Se depender da maioria dos membros do PSB, Alberto Gavini seguirá no posto de presidente. “Só não seguirá se não quiser, a maioria do partido está com ele. Vamos decidir tudo em consenso, inclusive se ele decidir não ser candidato dessa vez”, chegou a dizer à Coluna um interlocutor ligado ao partido.
Porém, o próprio Gavini ainda não tomou uma decisão, e três nomes já surgem como alternativas caso o atual presidente opte por não seguir no posto: o secretário-geral do PSB-ES, Paulo Menegueli; secretário estadual da Saúde, Tyago Hoffmann; e o deputado federal Paulo Foletto. Apesar de cotados, os três não se manifestam como candidatos até o momento e inclusive, defendem a permanência de Gavini no posto.
Tradição quebrada?
Das três alternativas, Paulo Menegueli foi citado como o favorito por interlocutores devido a uma “regra não-escrita” no partido: a tradição de que o presidente estadual seja alguém que não vá ser candidato. Tanto Hoffmann quanto Foletto são cotados para compor a chapa do partido para a Câmara federal nas eleições do ano que vem.
Desejo segue vivo
Interlocutores relatam que o deputado Sergio Menegueli (Republicanos) segue com o desejo de ser candidato ao Senado, algo que não conseguiu concretizar em 2022. E, segundo interlocutores ligados ao Republicanos, o deputado avalia deixar o partido caso não consiga se viabilizar. Dentre os diversos convites recebidos está o PSD.
Boneco de brinquedo
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Santos (União), foi um dos que aderiu à moda de “se transformar” em bonecos de brinquedo. E não abriu mão da camisa do Vasco, seu clube de coração, dentre os seus acessórios.
Licenciamento
Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria do deputado Zé Preto (PP) que visa instituir licenciamento provisório para a abertura de empresas e o início do exercício de atividades econômicas.
Segundo justificativa do deputado, o objetivo do projeto é promover a desburocratização, fomentar o empreendedorismo e assegurar um ambiente normativo mais eficiente, previsível e menos hostil à livre iniciativa.
Mudança para o Centro em discussão
Em audiência pública realizada na última quarta-feira, na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Vitória (CDL-Vitória), vereadores da capital ouviram moradores e representantes da sociedade sobre a proposta de transferir a sede da Câmara para o edifício Castelo Branco, que pertence à Caixa Econômica, no Centro. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos representantes da sociedade civil e pelos vereadores presentes.
Galeria
Cobrança de dívida
Projeto de Lei , de autoria da deputada Iriny Lopes (PT), estabelece critérios de transparência para a cobrança de dívidas dos consumidores no Estado. Caso vire lei, a cobrança deverá destacar o valor originário e o valor de cada item adicional, como juros, multas, taxas, custos, honorários ou outros, que, somados, correspondem a total cobrado do consumidor, nomeando-se cada item.
Homenagem
A Câmara de Cariacica vai realizar, na próxima terça-feira, uma sessão solene em homenagem ao dia mundial da Saúde. A iniciativa do vereador Fernando Santório (PP).
Reunião
O relatório técnico sobre a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no Estado e municípios capixabas, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), será tema reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial que será realizada na próxima terça-feira, no Plenário da Assembleia.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



