Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Discursos pela continuidade

Confira a coluna desta sexta-feira (04)

Rodrigo Péret, do jornal A Tribuna | 04/04/2025, 11:21 h | Atualizado em 04/04/2025, 11:21

Imagem ilustrativa da imagem Discursos pela continuidade
Rodrigo Péret

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) segue se fortalecendo cada vez mais na disputa para ser o candidato do grupo do governador Renato Casagrande (PSB) ao governo em 2026. Na última quarta-feira, o tema que permeeou os discursos durante a cerimônia de posse da nova diretoria do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças do Estado (Ibef-ES), realizada no Palácio Anchieta, foi justamente sobre “a necessidade de dar continuidade ao trabalho que está sendo feito”, em referência à possível candidatura de Ferraço ano que vem.

“O Ibef é um exemplo de como é possível fazer uma transição de gestões sem uma disputa insana, colocando os interesses da entidade em primeiro lugar”, chegou a afirmar o governador, que elogiou nominalmente Ferraço. O vice-governador, que estava presente, não discursou, mas foi citado, direta ou indiretamente, em diversos momentos.

Fuga de armadilhas

“Temos de fugir de armadilhas. Tem gente querendo dividir o Estado e criar intriga. Queremos sempre dialogar e conversar com quem pensa diferente, porque um governante não pode se dar ao luxo de governar só para um grupo”, disse o governador em seu discurso, chegando a citar as eleições ao governo estadual de 2022.

Missão cumprida

O presidente da Assembleia Marcelo Santos (União) foi ainda mais direto: “Casagrande encerrará em 2026 uma gestão reconhecida nacionalmente e não podemos deixar que o Estado siga um caminho diferente. E aqui destaco Ferraço, que cumpriu a missão espinhosa de assumir uma secretaria de Desenvolvimento e ajudou o governador a fazer esse Estado crescer”.

Tem goleiro!

Durante a inauguração do novo campo de futebol do Praça do Hi-Fi, na Grande Goiabeiras, o deputado estadual Denninho Silva (União) defendeu uma cobrança de pênalti do prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos). “Aqui tem goleiro” gritaram os moradores da região no evento.

Operação

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) informou que uma servidora investigada de participar de um suposto esquema de desvio de recursos públicos na saúde no Estado foi exonerada. Ontem, a Polícia Federa realizou operação e cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo parte deles em Vitória e em São Mateus, e também implementadas ordens de sequestro e bloqueio de bens e valores. O nome da servidora não foi divulgado.

Nova regra pode mudar limites de municípios

Projeto aprovado na Assembleia Legislativa requer a concordância das prefeituras e órgãos estaduais para definir os limites territoriais dos municípios. O objetivo do projeto é garantir que regiões limítrofes não fiquem abandonadas e sem gestão municipal definida devido às dúvidas quanto ao pertencimento de determinado local a uma ou outra cidade. Um exemplo citado pelo deputado Gandini (PSD) foi o bairro Recanto da Sereia, entre Vila Velha e Guarapari.

Galeria

Restrições a cigarro

O vereador de Vitória, Bruno Malias (PSB), propôs projeto de lei que amplia as restrições ao consumo de cigarros e outros produtos fumígenos em áreas públicas, estendendo a proibição também aos parques infantis da cidade.

Coronel no Novo

O partido Novo anunciou a filiação do bombeiro militar do Estado Coronel Wagner, que disputou as eleições do ano passado em Vitória, no cargode vice-prefeito, pelo PRTB. O Novo projeta ter chapa completa para disputar a Assembleia e a Câmara ano que vem.

Prorrogação aos pais

O deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) propôs projeto que estabelece a prorrogação de no mínimo 180 dias para prazos de conclusão de cursos ou programas para estudantes e pesquisadores da educação superior, em virtude de parto, nascimento de filho, adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: