Linhares caminha ao consenso
Confira a coluna
A legislatura de 2025 da Câmara de Linhares só começa a partir de 1º de janeiro, mas os movimentos entre os vereadores já são intensos. Nove dos 17 eleitos fazem parte de um grupo que apoia Roninho Passos (Podemos), que foi reeleito como o quarto mais votado da cidade no pleito deste ano.
Fazem parte do grupo de apoio o Podemos, PSDB, DC, PSB, PSD, PL e Republicanos. Os outros vereadores que não estão no bloco não se caracterizam como oposição a Roninho, segundo interlocutores, mas parlamentares que ainda não tiveram oportunidade de conversar sobre o tema.
O prefeito eleito Lucas Scaramussa (Podemos) já se encontrou para dialogar com os vereadores que o apoiaram. Deve, em breve, se encontrar com os outros parlamentares também. Interlocutores de Scaramussa acreditam que o novo prefeito não terá dificuldades para ter boa relação com a câmara.
Lugar de vice definido!
Após Plenário ter antecipado os nomes dos primeiros secretários da gestão de Scaramussa, o prefeito irá fazer mais anúncios: o vice-prefeito, Franco Fiorot (União), ex-diretor do Incaper, vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento; enquanto o chefe da delegacia da PRF na região Norte, Eduardo Costa Negro, vai assumir a Secretaria de Segurança da cidade.
Cachoeiro tem disputa
Ao que tudo indica, o cargo de presidente da Câmara de Cachoeiro deve passar por disputa. Segundo interlocutores, um dos interessados é Léo Cabeça (PSDB), aliado do prefeito Ferraço (PP). Mas também há outros vereadores de olho no posto, como o atual presidente da Casa, Brás Zagotto (Podemos). Resta saber quem vai conseguir maioria.
Levou a barrinha no bolso?
O governador Casagrande (PSB) foi pé quente. Esteve na Argentina e viu seu Botafogo ser campeão da Libertadores pela primeira vez. Chamou atenção dos seguidores dele, porém, um detalhe: a famosa “barrinha de cereal”. “Levou o torresmo no bolso, governador?”, perguntou um seguidor.
Influência
Deputados se encontraram para o último almoço do ano. Além deles, estiveram no encontro os presidentes do Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça, Domingos Taufner e Samuel Meira Brasil Jr., respectivamente; além do chefe do Ministério Público, Francisco Berdeal. Deputados disseram à coluna que a presença de líderes de outros poderes representa influência de Marcelo como presidente, prestes a acontecer nova eleição para o cargo.
Presidente eleita da OAB-ES recebe homenagem
Durante sessão da Câmara de Vitória, a presidente eleita da OAB-ES, Erica Neves, recebeu homenagem pelo resultado alcançado. A iniciativa foi de Luiz Emanuel (Rep). “Honraria é para quem merece honraria, nada mais simbólico no Estado do que a eleição de vocês”, disse o vereador. Ainda, o republicano homenageou o vice-presidente eleito, Carlos Motta Leal; secretário-geral, Eduardo Sarlo; secretária-geral, Camila Brunhara; e tesoureiro, Neffa Júnior.
Galeria
Encontro na assembleia
Diego Libardi (Rep), que disputou a Prefeitura de Cachoeiro com apoio dos deputados Allan Ferreira (Podemos) e Bruno Resende (União), esteve na Assembleia, com o presidente Marcelo Santos (União). Antes da disputa, Libardi era secretário de Direitos Humanos de Vitória. Agora, não exerce nenhum cargo.
Ótima relação
Ao contrário de boatos que surgiram, que davam conta que o deputado Gandini (PSD) estava arrependido de ter se filiado ao partido, o parlamentar ressaltou que as informações não procedem e que a relação dele com a sigla continua ótima.
Prestação de serviços
O governador Casagrande será um dos homenageados, na próxima quinta, no evento da Associação de Empresários da Serra (Ases), que reconhecerá pessoas e empresas que se destacaram na prestação de serviços. A empresa MasterMind Treinamentos de Alta Performance também será homenageada.