Definições no secretariado
Confira a coluna
Apesar de não ter oficializado os nomes que vão compor o secretariado de seu 5º mandato frente à cidade de Cachoeiro de Itapemirim, o prefeito eleito Theodorico Ferraço (PP), que completou 87 anos na última quinta-feira, já se movimenta para definir quais irão assumir as pastas da cidade.
Nos bastidores, o superintendente do Hospital Evangélico, Wagner Medeiros (Novo), é especulado como secretário de Governo. A vereadora Renata Fiório (PP) deve assumir a secretaria de Saúde, segundo interlocutores. Caso isso aconteça, abre margem para que o suplente do PP na câmara, José Luiz Calegário (PP), conhecido como Galo, assuma a cadeira.
Ele é conhecido por ser braço direito do empresário Zezé da Cofril, vice-presidente do PP municipal, que é pai de Júnior Corrêa (Novo), vice-prefeito eleito. Seria uma forma de ter mais um aliado na câmara da “Capital secreta do mundo”.
Probabilidades
Além de Renata Fiório na secretaria da Saúde, no começo de dezembro Theodorico Ferraço deve anunciar o consultor contábil Elizeu Vargas na Fazenda; engenheiro José Santiago de Lima na secretaria de Obras, e o policial da reserva Cleiton Siqueira na pasta da Segurança. Outros nomes, segundo interlocutores, devem ser definidos em breve.
Não tem maioria, mas...
Dos 19 vereadores eleitos somente um apoiava Ferraço na campanha, a própria Renata. A maioria era da base de Lorena Vasques (PSB) e outra parte era dividida entre Diego Libardi (Rep) e Léo Camargo (PL). Mesmo assim, a informação é de que Ferraço já se encontrou com todos os vereadores e que 100% deles optaram por caminhar com o veterano em 2025.
Presidente soltou o gogó!
O presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União), soltou a voz para homenagear Emílio Santiago. Acompanhado de seu filho, cantou “Verdade Chinesa”, gravada em 1990. Nos comentários, o conselheiro do TCE-ES Sergio Aboudib brincou: “Rapaz, eu achando que Emílio havia morrido”.
Olho no futuro
Com o lançamento do Fórum Cidades, programa municipalista que pretende receber sugestões de municípios para que o envio de emendas parlamentares seja facilitado, o deputado federal Gilson Daniel (Podemos) pavimenta o caminho para as próximas disputas eleitorais.
Com o programa, há quem diga que o deputado consegue aumentar seu leque de influência e que, consequentemente, isso vai facilitar voos maiores em 2026.
Casagrande deixa recado em Aracruz
O governador Casagrande (PSB) esteve em Aracruz para inauguração de obras. Durante o evento, que contou com secretários, vereadores, além do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), Casagrande ressaltou que vai continuar a parceria com o prefeito Dr. Coutinho (PP) nos próximos dois anos que restam de seu mandato — caso não saia para disputar o Senado. Mas deixou recado: deseja que o próximo eleito continue o trabalho por Aracruz. Sinais.
Galeria
Sem martelo batido
Com maioria para ser reconduzido à presidência da Câmara da Serra, Saulinho da Academia (PDT) continua oficialmente sem ter o Podemos, comandado na cidade pelo deputado Xambinho. A informação é de que a sigla vai tomar a decisão junto aos vereadores eleitos e então caminhará unida com o nome definido.
Colado nele
Deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) continua, nos bastidores, tentando se viabilizar para a presidência da Assembleia. Para isso, tem estado mais perto do governo, sobretudo de Ricardo Ferraço (MDB).
Esteve em Londres
O prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (MDB), passou alguns dias em Londres, Inglaterra, para participar de audiências do julgamento sobre a questão ambiental envolvendo a barragem de Mariana. Agora, junto ao Fórum de Prefeitos, disse que decidirão se vão aderir à repactuação na Justiça Brasileira ou se vão manter a causa na Justiça Inglesa.