Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

Amunes terá novo presidente

Confira a coluna

Eduardo Maia | 25/11/2024, 14:17 h | Atualizado em 25/11/2024, 14:17

Imagem ilustrativa da imagem Amunes terá novo presidente
Prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, deixará a presidência da Amunes |  Foto: Aquiles Brum

A eleição para a escolha do próximo presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) acontece em março de 2025. O atual presidente, Luciano Pingo (MDB), deixará o cargo. Ele também é prefeito do município de Ibatiba e termina seu 2º mandato em 31 dezembro deste ano.

Na última semana, já houve o primeiro movimento com relação à eleição: o prefeito eleito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira (PSB), declarou para deputados federais, durante a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), na capital federal, que é candidato ao posto. Cabe lembrar, porém, que qualquer decisão deve passar por articulações junto ao governador Renato Casagrande (PSB).

Luciano Pingo, até o momento, não indicou um nome que possa ser seu sucessor. Nos bastidores, o emedebista tem projetos para a Assembleia Legislativa em 2026.

Expectativas

Em 2023, quando Luciano Pingo foi eleito presidente da Amunes, houve chapa única. Nos bastidores, no ano que vem, a expectativa dos prefeitos capixabas é de que uma única chapa se repita. Alguns mandatários consultados pela coluna acreditam que essa é uma forma de fazer com que o novo presidente inicie o mandato com mais respaldo.

Acordo entre regiões

Segundo alguns prefeitos, tempos atrás havia tradição de alternância de regiões quando se tratava de presidente da Amunes. Ou seja, quando havia um presidente da região Sul, o próximo seria da região Norte. Isso, porém, não tem acontecido ultimamente. Mesmo assim, prefeitos do Norte desejam que, desta vez, o escolhido seja desta região.

Também é fã da “barrinha”

O deputado estadual João Coser (PT) demonstrou que também é fã da “barrinha de cereal”, termo usado pelo governador Renato Casagrande (PSB) para torresmo.

“Hoje é dia de alface”, brincou o petista sobre a iguaria. “Esse é o torresminho do bom”, disse Coser.

Encaminhado

Imagem ilustrativa da imagem Amunes terá novo presidente
Goggi (PP) é o mais cotado para assumir a presidência da Câmara |  Foto: Beto Morais

A escolha do novo presidente da Câmara de Vitória está cada vez mais definida, segundo os próprios vereadores.

Anderson Goggi (PP) é o nome escolhido, como Plenário já antecipou. Alguns comentam que só um evento totalmente inesperado tiraria a presidência dele.

Aliado do prefeito Pazolini (Republicanos), Goggi é nome que “flutua” entre a base e a oposição. O PP, da base do prefeito, hoje já tem a presidência, ocupada por Leandro Piquet.

Reclamações em vários municípios

Diversos candidatos que perderam as eleições municipais neste ano estão entrando com pedido de anulação do pleito. Uma parte deles alega que houve abuso de influência, outros dizem que as chapas descumpriram várias regras eleitorais e que portanto devem ser cassadas.

Entretanto, até o momento, não houve nenhuma manifestação da Justiça Eleitoral sobre irregularidade de qualquer chapa vencedora a prefeituras.

Galeria

Fake news sobre abono

O governo do Estado emitiu comunicado de que é falsa a informação que circula nas redes sociais sobre pagamento de abono a servidores do Estado. Uma mensagem tem sido compartilhada em grupos de aplicativos de mensagens afirmando que haverá abono para profissionais de ensino. Não houve qualquer anúncio oficial sobre o assunto.

Obras em são mateus

O governador Casagrande (PSB) participou da inauguração de diversas obras e anunciou investimentos em São Mateus. São mais de meio bilhão de reais em ações no município.

Prêmio para MP-ES

A Secretária-Geral do Ministério Público do Estado (MP-ES), promotora Inês Thomé Poldi Taddei, recebeu, em nome da instituição, a menção honrosa do Prêmio Justiça e Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia foi durante o III Congresso Nacional do Fórum Nacional do Poder Judiciário para a Saúde (Fonajus), em São Paulo.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: